RESENHA: Um Cântico de Natal e Outras Histórias - Charles Dickens


Nunca tinha lido nada do Charles Dickens, conhecia o autor apenas de nome e resolvi pegar essa bela edição da Martin Claret para tirar o atraso. Além do famoso "Conto de Natal", aqui traduzido como "Cântico de Natal", o livro traz ainda outros contos também com temas natalinos. Mesmo que você ainda não tenha lido esse famoso conto, como era o meu caso, provavelmente já tenho ouvido falar a respeito ou visto alguma referência em outras mídias, como por exemplo a animação "Os Fantasmas de Scrooge", lançada em 2009.


Na história, conhecemos o emblemático personagem Scrooge, um velho ranzinza e avarento que só pensa em dinheiro, trata as pessoas mal e não tem nenhum espírito de Natal. Até que um dia ele recebe a visita do fantasma do seu falecido ex-sócio e este lhe revela que ele será visitado nos próximos dias pelos espíritos do Passado, do Presente e do Futuro. Esses espíritos vão levar o velho numa viagem temporal em cada período da sua vida e provocar profundas reflexões no personagem.


A premissa é simples e pode soar até um pouco clichê hoje em dia, mas a escrita de Dickens e tão envolvente e gostosa que não tem como não ser transportado para o cenário vitoriano repleto de neve e lareiras, enquanto fazemos a leitura. Ou outros contos presentes no livro vão se passar nesse mesmo cenário mas vão contar as histórias de outros personagens e divagações sobre o Natal. Destaque para o conto "O Homem Possesso e o Pacto Com o Fantasma", que é tão bom quanto o "Cântico da Natal" e talvez até mais profundo, vai falar sobre a importâncias das angústias e tristezas que guardamos e como isso nos torna mais humanos.


Comentários