SAGA DO COLECIONADOR: Como comecei a gostar de música e colecionar cd's

Além da literatura, e bem antes dela, também criei um vínculo muito íntimo com a música. Nesse post vou contar um pouco como foi o início dessa minha relação com ela e os primeiros contatos que tive com o rock e suas vertentes. Tudo começou por volta de 2005 / 2006, até então a música era uma coisa com a qual eu não tinha nenhuma intimidade. Ouvia o que os outros ouviam, meio que por tabela, apenas como música de fundo. Não prestava a atenção e raramente eu mesmo colocava algo para tocar. Foi quando comecei a assistir a MTV e fiquei conhecendo o Green Day.

(Primeiro cd da minha coleção)

(Primeiro dvd da minha coleção, lembro que ia todo fim de semana na loja pra ver se tinha chegado)

Logo a banda me chamou a atenção. Ficava esperando passar os seus videoclipes e não demorou muito eu quis conhecer um pouco mais dela. Era uma época estranha musicalmente falando, o cd começava a ser visto como ultrapassado e o que estava na moda era o mp3. Passava as noites baixando músicas e compilando tudo num mp3 player que eu não largava. Aonde eu ia estava acompanhado dos meus fones e assim comecei a criar uma intimidade com a banda. Era a primeira vez que algo vindo de fora conseguia dialogar com o meu interior.

(Provavelmente o cd que mais ouvi na vida)

(Um cd que quando ouço volto no tempo)

Procurando estreitar ainda mais essa intimidade, logo o mp3 não me bastou e foi então que comecei a ir atrás dos cd's. Além das grandes redes que na época ainda tinham uma grande sessão de música, na minha cidade tem uma loja chamada Museu do Disco: um sebo que vende discos de vinil, cd's, camisas de bandas e coisas do tipo. E essa loja foi muito importante nessa minha fase de descobrimento dentro da música. Juntar o dinheiro, ir a loja e passar horas procurando o cd que eu queria, levar ele pra casa e ouvir nos meus fones. Todo esse ritual me proporcionava uma sensação única, que só quem viveu sabe, e que dificilmente vai voltar. Apesar de hoje ainda comprar cd's, aquela época ficou marcada e a sensação proporcionada não é mais exatamente a mesma, embora ainda seja prazerosa.



(Outros cd's da banda)

Green Day foi a primeira banda que eu colecionei e hoje pegar esses cd's desperta a minha memória afetiva. Olha para cada um deles e me lembro do momento da compra, os dias que passei garimpando, o dinheiro que fui juntando para poder comprar. Me lembro da sensação das primeiras audições, aquela magia de colocar o cd pra tocar e sentir que está diante de algo novo, do desconhecido. Apesar da minha coleção ser modesta até então, passei alguns anos consumindo e degustando-a. Decorei as letras e descobri a sensação que cada música me despertava. Passei toda a minha a adolescência com a banda como minha única companhia, cresci com ela e meus cd's foram se envelhecendo junto comigo. Muito da minha identidade e personalidade vêm dessa época, as músicas ficaram enraizadas em mim de alguma forma e deixaram suas marcas. E essa foi só a minha primeira fase como amante da música, depois vieram outras bandas e outros estilos, uma banda ia puxando a outra, comecei a tocar guitarra e quando me dei conta eu estava respirando música.

(Mais de dez anos acompanhando a banda e ainda comprando os lançamentos)

A partir do Green Day passei a conhecer várias outras bandas, aprendi a gostar de outros gêneros e assim fui construindo a minha coleção de cd's. Mas isso é assunto para uma outra postagem futura.

(Uma pequena parte da minha coleção)

Comentários