RESENHA: Contos e Novelas - Oscar Wilde

Meu primeiro contato com Oscar Wilde foi através do conto "O Fantasma de Canterville", que li numa edição ilustrada já faz alguns anos. Na época, como estava dando meus primeiros passos no mundo da literatura, acho que não absorvi toda a crítica social que essa história traz em suas entrelinhas, marca registrada nas obras do autor. Quando em deparei com essa bela edição na Livraria Flamingo, sebo aqui da minha cidade, não pude deixar escapar a oportunidade de fazer uma releitura do conto e, de quebra, conhecer outros trabalhos do autor. Essa edição, lançada em 1998 pelo selo "Civilização Brasileira", parte do Grupo Editorial Record, traz, entre contos e novelas, treze obras de Oscar Wilde. Todas elas acompanhadas de uma escrita bem gostosa e recheadas de críticas a aristocracia inglesa do século XIX.


O destaque, é claro, vai para o conto "O Fantasma de Canterville". Aqui vamos acompanhar a história de uma família americana que vai morar numa mansão na Inglaterra. O detalhe é que essa mansão é assombrada pelo fantasma de Sir Simon Canterville. Apesar da premissa simples e que sugere o horror,o conto é uma sátira muito bem humorada. Foi muito prazeroso fazer essa releitura com outra cabeça hoje e compreender toda a crítica presente na história. Muito interessante o modo como Wilde retrata o choque entra as culturas inglesa e americana aqui. Mas outras histórias presentes nessa edição também merecem destaque.


Alguns contos vão seguir os mesmos moldes do "Fantasma de Cantervile", outros vão para um lado mais tocante e vão falar das consequências de nossas ações e mostrar que da justiça dos homens e de Deus nem sempre é igual."O Crime do Lorde Arthur Savile", "O Aniversário da Infanta" e "O Pescador e Sua Alma" foram o meu trio preferido. O livro ainda conta com algumas fábulas, histórias bem curtinhas que trazem uma moral, como "O Rouxinol e a Rosa", "O Gigante Egoísta" e "O Notável Foguete". A escrita de Oscar Wilde me cativou de vez com essa leitura e pretendo ir agora atrás de outras obras do autor.

Comentários

Postar um comentário