RESENHA: O Temor do Sábio - Patrick Rothfuss

Dando ao início ao meu desafio literário para desencalhar calhamaços, minha primeira leitura do ano foi o segundo volume da Crônica do Matador de Rei: "O Temor do Sábio". Fantasia épica do autor americano Patrick Rothfuss, publicada em 2011 pela editora Arqueiro.

Nesse volume vamos acompanhar a sequência direta de "O Nome do Vento". A primeira parte do livro se passa na conhecida universidade onde o protagonista Kvothe estuda para se tornar um arcanista. Apesar de não apresentar muitas novidades, essa primeira parte funciona muito bem para trazer o leitor de volta ao universo fantástico criado pelo autor sem que precise ficar recorrendo ao primeiro volume para relembrar detalhes. A escrita de Rothfuss é muito leve e gostosa, essas primeiras páginas  se passaram sem que eu percebesse e quando me dei conta já estava tão imerso novamente na história que parecia que havia acabado de ler o primeiro livro.

Passada essa primeira parte, vamos acompanhar as aventuras de Kvothe fora da universidade, uma vez que ele é aconselhado é tirar um período de "férias" e sair para explorar o mundo. Apesar de ter gostado do livro, a partir desse ponto acho que o autor cometeu alguns deslizes. Confesso que a escrita dele, lenta mas envolvente em "O Nome do Vento" e na primeira parte desse volume, me causou os primeiros sinais de cansaço em alguns pontos a partir daqui. Não sei dizer se o problema foi que eu não estava em um momento ideal para fazer uma leitura mais extensa ou se o autor realmente abusou um pouco da prolixidade. Claro que depois de ler o primeiro volume e conhecer um pouco do estilo de escrita do autor eu não esperava uma história repleta de ação em um livro de mais de 900 páginas. Mas além de ficar com a sensação de que a história deu voltas demais, as passagens com temas mais românticos me pareceram repletas de descrições repetitivas e enfadonhas. Em alguns momentos tive que reduzir o número de páginas lidas no dia para não ficar enjoado e acabar perdendo o interesse na história.


No fim a leitura valeu a pena, claro. Apesar de, na minha opinião, estar abaixo do primeiro volume, "O Temor do Sábio" também tem pontos positivos. A expansão do universo criado por Rothfuss,  juntamente com o seu interessantíssimo sistema de magia, continua sendo o ponto forte da série. Agora resta aguardar o lançamento do terceiro volume, que ao que parece ainda não tem data definida para sair.

Comentários