SAGA DO COLECIONADOR: Como comecei a gostar de hard rock


      Acredito que a minha história com o hard rock tenha começado com o Guns N' Roses. Depois de passar algum tempo ouvindo punk rock e tendo chegado ao grunge, não sei explicar os motivos mas de alguma forma o Nirvana fez essa ponte entre os estilos e me levou ao som do Guns N' Roses. Todo aquele "apetite por destruição" e a agressividade nas apresentações ao vivo, acredito que tenham sido uma boa porta de entrada para quem vinha do punk rock. Apesar da minha paixão pela banda ter sido repentina, foi o suficiente para acostumar meus ouvidos a um som mais pesado, encorpado e elaborado.


      A partir de então comecei a procurar novas bandas e a explorar novos sons. Eu já conhecia o AC/DC superficialmente através da trilha sonora da série "Supernatural", mas com os ouvidos um pouco mais apurados e sendo um iniciante na guitarra, passei a ter um grande interesse na discografia da banda. Apesar de hoje gostar mais da fase com o Bon Scott, o álbum que mais me chamou a atenção na época foi o "Back In Black", provavelmente um dos que mais ouvi na vida. A introdução com aqueles sinos em "Hells Bells", o vocal meio rouco e rasgado de Brian Johnson, os riffs marcantes e cheios de energia dos irmãos Young, tudo isso teve um grande impacto em mim. Mais  tarde passei a ouvir toda a discografia dos caras e me tornando mais fã da fase Bon Scott, mas de tempos em tempos sinto vontade de revisitar o "Back In Black" e coloco o cd pra tocar.


      Depois de algum tempo consumindo esse tipo de som passei a sentir a necessidade de algo mais pesado e percebi que era hora de dar mais um passo adiante, a próxima parada foi o som do Deep Purple e Led Zeppelin. Vale lembrar que até esse ponto eu estava aprendendo guitarra de forma autodidata, quando procurei uma escola de música profissional as primeiras lição passadas pelo meu  professor foram "Smoke on the Water" e "Stairway to Heaven". A descoberta do Deep Purple e Led Zeppelin veio bem a calhar para o som que eu estava procurando, era mais pesado e também traziam novos elementos: o som do Purple por exemplo traz muito órgão e teclado, o som do Led é tão rico que vai do blues ao progressivo, passando pelo folk, música celta e heavy metal.


      Os álbuns "Machine Head" e "Led Zeppelin IV" tiveram grande impacto nos meus ouvidos e me abriram tantas portas musicais que a partir deles abriu-se todo um novo leque de bandas pra mim. Experimentei e passei a gostar de muitas coisas, não só coisas novas mas também aquelas que eu já conhecia e não gostava tanto mas achei que precisava dar uma nova chance. O próximo estilo que me marcaria seria o heavy metal, afinal fazer a conexão do Led Zeppelin ao Black Sabbath era uma coisa bem óbvia de se fazer.


      Menção honrosa: Queen foi outra banda importantíssima pra mim nessa fase, mas devido a sua diversidade musical e também por ser uma das minhas bandas favoritas, resolvi deixar de comentar sobre ela nessa aqui pois pretendo escrever somente sobre ela uma postagem futura.

Comentários