SAGA DO COLECIONADOR: Como comecei a gostar de punk rock

      Logo depois de entrar no mundo da música e do colecionismo através do pop-punk do Green Day, comecei a pesquisar as raízes da banda e acabei chegando ao punk rock, movimento cultural e musical surgido nos anos 70. Difícil dizer com qual banda do estilo tive o meu primeiro contato, mas as principais foram: Ramones, Sex Pistols e The Clash.


      Acredito que quem tenha me chamado mais a atenção no começo foram os Ramones. Por ter um som mais próximo ao Green Day, com algumas músicas mais pop, foi mais fácil pra eu conseguir assimilar o som da banda. Gosto tanto da fase clássica dos anos 70, que tem um som mais cru e direto, quanto da fase dos anos 80 adiante, que traz um som mais melódico apesar de ter um ou dois álbuns mais pesados também. Mas foi a sonoridade da fase clássica deles que preparou meus ouvidos para o que viria a seguir. Ramones foi uma banda muito importante pra mim, eles sempre levantaram a bandeira do "faça você mesmo", que foi uma coisa que eu absorvi muito e que me motivou até a tocar guitarra pois percebi que não precisava ser virtuoso para tocar um instrumento.

(Ao vivo dos Ramones lançado em 1979) 

(Biografia dos Ramones escrita pelo jornalista Everett True e lançada aqui pela editora Madras, provavelmente a primeira biografia que li)

      Apesar de eu ter tido que os Ramones preparam meus ouvidos para o que viria a seguir, acho que não é o correto, ninguém está preparado para ouvir Sex Pistols. Assistir ao videoclipe de "Anarchy in the U.K." foi uma experiência única e "traumatizante" no bom sentido. Ver Johnny Rotten pulando no palco feito um macaco e se contorcendo junto ao pedestal do microfone como se estivesse sofrendo um ataque epilético, ver Sid Vicious tentando ficar de pé e mal conseguindo segurar o seu baixo, ver o caos no palco e na multidão... Captei toda aquela energia como se estivesse vendo a banda ali ao vivo. Nunca tinha visto ou ouvido nada parecido antes e fiquei fascinado com toda aquela violência. Acho que foi a partir daqui que comecei a compreender o punk como muito mais do que um estilo musical.

(Edição deluxe do icônico álbum dos Sex Pistols)

(Biografia dos Sex Pistols, essencial para entender o movimento)

      Depois de todo o caos dos Sex Pistols e já com os ouvidos um pouco mais apurados veio aquela que hoje é uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos: The Clash. A banda começou fazendo um punk rock básico mas não se limitou a isso, aos poucos foi incorporando outros gêneros em seu som, como por exemplo: new wave, ska, reggae, rockabilly, entre outros. Esse enriquecimento musical colaborou muito para abrir minha cabeça para outros estilos musicais, principalmente o álbum London Calling lançado em 1979, que é de uma riqueza musical muito grande e é, pra mim, o melhor álbum musical já lançado. O The Clash canalizou tudo que havia de melhor no punk rock e juntou a vários outros ingredientes para transcender o gênero e entrar para o seleto grupo de bandas que criaram um estilo musical próprio, como Queen, Rush e Pink Floyd. A partir desse ponto meus ouvidos estavam aberto para conhecer novas bandas de novos estilos...

(London Calling, cd favorito da minha coleção)

Comentários