TAG Calhamaços

      Hoje resolvi responder a primeira TAG aqui no blog, para inaugurar essa categoria me recomendaram a TAG Calhamaços. Não li muitos livros grandes ainda, então vou considerar como calhamaço livros acima de 500 páginas e assim tentar evitar o máximo possível repetir os títulos para diferentes respostas. Já vi essa TAG em vários canais do YouTube e perfis no Instagram, algumas vezes em versões diferentes, mas não sei dizer quem a criou e por isso não vou me arriscar a dar o crédito para a pessoa errada aqui. Vamos agora às minhas respostas:



1. Maior livro da sua estante que já leu

Os Miseráveis - Victor Hugo

Foram 1.512 páginas de muita emoção e reflexão, os Miseráveis se tornou um dos meus livros favoritos da vida.


2. Maior livro da sua estante que não leu

Guerra e Paz - Leiv Tolstói

Adquiri essa edição da Companhia das Letras em dois volumes que somam 1.532 páginas. Tenho aquela sensação de que a obra vai entrar para a minha lista de favoritos assim que for lida.


3. Calhamaço que tem medo de ler

A Guerra dos Tronos - George R. R. Martin

Não é medo do livro em si, mas uma mistura de receio e preguiça de embarcar em uma série que ainda não foi nem finalizada. Se eu ler o primeiro volume agora pode ser que quando saia o último eu já nem lembre do que li aqui. Por enquanto vai ficar na estante.


4. Calhamaço que tem fissura para ler

A Segunda Guerra Mundial: Os 2.174 Dias Que Mudaram o Mundo - Martin Gilbert

Desde que assisti a série "O Homem do Castelo Alto" passei a me interessar mais pelo assunto e não vejo a hora de iniciar essa leitura. Apesar de eu estar fissurado para ler esse calhamaço, pretendo fazer a leitura de forma bem lenta já que é um livro de história e acredito que vá gerar muita pesquisa.


5. Livro grande, capa linda

O Temor do Sábio - Patrick Rothfuss

Apesar de não ser uma edição em capa dura, não ter alto-relevo nem nada especial na capa, enfim, apesar da edição simples eu acho essa arte de capa muito linda. Esse tom de verde chama bastante a atenção na estante.


6. Livro grande, capa feia

O Idiota - Fiódor Dostoiévski

Confesso que essa foi difícil, não tenho muitos livros grandes com capa feia. As edições da Coleção Leste da Editora 34 costumam trazer capas minimalistas como essa. Não acho particularmente feia, quando exposta junto com outros livros da mesma coleção fica até bonito de se ver na estante, mas ao lado das edições de outras editoras ela acaba ficando um pouco ofuscada.


7. Calhamaço que tem vergonha por estar abandonado na estante

Guerra e Paz - Liev Tolstói

A resposta não poderia ser outra. Guerra e paz está na minha estante já faz quase dois anos e devido ao volume essa leitura acabou ficando sempre pra depois. Acho que durante muito tempo eu fiquei esperando por um momento ideal de paz interior e tranquilidade para começar esse livro e isso se mostrou um erro pois tal momento nunca chegou. Minha vida não vai parar pra eu fazer essa leitura, então vou ter que encaixá-la na minha rotina e pretendo fazer isso esse ano.


8. Calhamaço que leu e não lembra quase nada / ou que quer reler

Moby Dick - Herman Melville

Não sou de esquecer muito sobre os livros que leio então escolhi um que quero reler. Moby Dick foi um dos primeiros clássicos com o qual tive contato, não foi uma leitura fácil mas no fim se tornou uma das minhas histórias favoritas. Acredito que uma releitura será muito proveitosa e se possível pretendo fazê-la em uma edição mais completa.


9. Último calhamaço que leu

O Homem Que Ri - Victor Hugo

A cada obra que leio desse autor me encanto mais com sua escrita. O Homem Que Ri foi mais uma leitura incrível que fiz recentemente e tem resenha postada aqui, por isso não vou me alongar muito.


10. Último calhamaço que abandonou

Desde que me tornei um leitor mais assíduo não abandonei nenhuma leitura. Os livros que eu tinha abandonado antes já retomei a leitura e finalizei.


11. Livro grande que leu muito rápido

Os Miseráveis - Victor Hugo

Aproveitei que estava de férias e devorei suas 1.512 páginas em apenas oito dias.


12. Livro grande que leu devagar

Grandes Contos - H. P. Lovecraft

Levei mais de dois anos para finalizar a leitura dessa maravilhosa antologia de contos de Lovecraft lançada pela Martin Claret. Foram quase 1.200 páginas e muitas noites acordado até tarde na companhia desse calhamaço. Degustei os contos como deveria, sem pressa e sempre acompanhado de uma caneca de café.


13. Calhamaço que deixou uma saudade imensa

It, a Coisa - Stephen King

Por serem livros mais longos, geralmente passamos mais tempo com seus personagens e por isso os calhamaços sempre deixam saudades. Poderia colocar muitos títulos aqui mas vou ficar com It pela conexão que tive com as crianças da história. Impossível não sentir saudade do "Clube dos Otários".


14. Calhamaço que te fez chorar

Harry Potter e o Enigma do Príncipe - J. K. Rowling

Não foram muitos os livros que me fizeram chorar e os poucos que fizeram não se encaixam na categoria de calhamaços. O que mais se aproximou disso foi o sexto volume de Harry Potter, esse livro pra mim é o mais sombrio da série, principalmente por ter me pegado de surpresa e provocado tristeza em alguns momentos. Curiosamente é o meu favorito da série também.


15. Próximos calhamaços (a lista de futuras leituras)

O Homem Sem Qualidades - Robert Musil

São vários, mas para representar aqui escolhi esse por ser um dos maiores que tenho na estante e não ter aparecido em nenhuma das outras respostas. Também tenho uma boa expectativa sobre essa leitura, será minha primeira experiência com a literatura austríaca.

Comentários