RESENHA: O Piloto de Hitler - C. G. Sweeting

      Nesse livro o historiador americano C. G. Sweeting, especializado em história da aviação mundial e considerado uma autoridade em história militar alemã, relata a vida de Hans Baur, o piloto particular de Adolf Hitler durante suas campanhas políticas e líder da SS na Segunda Guerra Mundial. O trabalho de pesquisa feito pelo autor para escrever esse livro é notável e como resultado temos um documentário muito bem arquitetado e rico em detalhes, trazendo fotos e entrevistas que ajudam a ilustrar o tenebroso período no qual os fatos relatados aqui se passaram. Como não poderia ser diferente, apesar de contar a história de Hans Baur o autor não se limita a escrever sobre a vida pessoal do piloto e vai muito além disso. Os horrores da Segunda Guerra Mundial já são conhecidos, mas aqui são retratados sob uma perspectiva diferente. E também temos vislumbres e detalhes da vida particular de Adolf Hitler, presenciados pelo piloto.
   

      Mais do que uma biografia, "O Piloto de Hitler" é um documentário que serve como alerta para sociedade atual. Após a a derrota na Primeira Guerra Mundial, a Alemanha sofria com as restrições impostas pelo Tratado de Versalhes e havia mergulhado em uma depressão pós-guerra profunda, gerando desemprego, fome e desesperança para seu povo. Foi então que Hitler surgiu com suas intensas campanhas políticas repletas de discursos enérgicos nos quais prometia dias melhores para o povo alemão. Se aproveitando de um momento de fraqueza e pessimismo que assolava o país, Hitler conseguiu aos poucos convencer mais e mais pessoas de que ele seria a única solução para reerguer toda a Alemanha. O povo alemão levou Hitler ao poder acreditando que ele seria a solução quando na verdade ele seria a destruição. Após chegar ao poder e recuperar a situação econômica do país conforme prometido, o que foi fundamental para ganhar o apoio praticamente total e despertar o sentimento nacionalista do povo, Hitler implantou o sistema nacional-socialista (conhecido como nazismo), caminho que levaria a Alemanha a Segunda Guerra Mundial e ao Holocausto.

(Hans Baur)

      Acompanhar a ascensão e queda da Alemanha de Hitler é muito interessante embora assustador. A potência militar avassaladora do Terceiro Reich permitiu o rápido domínio de vários países e a expansão em larga escala do território alemão. O livro relata os principais episódios desse período, como a invasão da Polônia, Dinamarca, França e diversos outros países. O sucesso militar de Hitler nos primeiros anos como líder foi estrondoso mas logo as coisas viriam a se complicar. A Inglaterra foi o primeiro país a apresentar uma defesa eficiente e resistir a invasão alemã. Mesmo após esse impasse Hitler, subestimando o poder militar da União Soviética, declarou guerra ao país e ordenou o envio de tropas para o leste europeu, passando a lutar em duas grandes frentes. A Inglaterra logo começou a receber ajuda militar dos EUA, o que fez Hitler declarar guerra também aos norte-americanos. Na União Soviética, que também começava a receber apoio americano, o exército alemão começou a perder forças. Hitler não aceitava recuo nem rendição e obrigou seu exército a lutar até o fim em meio ao gelo soviético, o que resultou num dos episódios mais sangrentos da Segunda Guerra, a Batalha de Stalingrado, no qual as tropas alemãs que ocupavam a cidade começaram a ficar sem recursos e por fim se viram totalmente isoladas cercadas somente pelas tropas soviéticas. Os Aliados avançavam rapidamente e por lados diferentes, a Alemanha foi perdendo território em uma série de derrotas, a maioria delas resultado das ordens de Hitler, que discordava completamente das orientações dos líderes de campo que queriam recuar. E assim foi até a tomada de Berlim e a ocupação da Alemanha pelos Aliados. Hitler por fim se suicidou, assim como diversos líderes que não queriam morrer pelas mãos do inimigo.


(Adolf Hitler)

      Além de uma grande riqueza em detalhes sobre a aviação alemã, a obra traz também muitas informações militares sobre armas, tanques e estratégias de guerra como a famosa Blitzkrieg (guerra relâmpago), adotada pela Alemanha para dominar vários países da Europa. O livro é recheado de fotos e mapas, tem um índice onomástico bem organizado e eficiente para pesquisa rápida, e traz ainda uma tabela de equivalência de patentes que nos permite entender melhor a hierarquia do Terceiro Reich. Isso tudo faz de "O Piloto de Hitler" um documento muito interessante de se ter na estante para quem se interessa pelo assunto.


      Biografia, documento histórico e militar, como se não bastasse tudo isso o livro também serve como um ensaio para tentar entender um pouco melhor a mente de Adolf Hitler e como ele conseguiu convencer até mesmo pessoas bem instruídas de que o nazismo era o caminho certo para reerguer a Alemanha. Como exemplo temos o próprio Hans Baur, que mesmo tendo visto de perto os horrores da Primeira Guerra e as cicatrizes que ela deixou em seu país, ainda assim seguiu Hitler até o fim. Mesmo após o suicídio do líder ditador e a queda do Terceiro Reich, mesmo depois de dez anos de sofrimento e tortura como prisioneiro dos soviéticos, o piloto permaneceu fiel a Hitler até o fim de sua vida. Afinal, Hans Baur foi só mais uma vítima de Hitler? Ou se aproveitou da liderança do ditador para deixar vir a tona seu lado mais obscuro que já existia em si antes mesmo de Hitler? Ou ele foi apenas negligente e conformista, se deixando levar pelo pensamento nacional-socialista? Essas são as perguntas que o livro nos deixa, não só em relação a Baur mas também a todo o povo alemão.


Comentários