Quadrinhos para quem gosta de livros

      Hoje venho indicar algumas hq's para você que gosta de livros e pretende adentrar o mundo dos quadrinhos. As dicas também servem para aqueles que nunca se interessaram pelo assunto por achar que quadrinho se resume a super-herói da Marvel (nada contra), ou por algum outro motivo. A ideia aqui é mostrar que uma hq pode ser tão profunda e literária quanto um livro e ás vezes até mais. Vamos às dicas:



1) Maus - Art Spiegelman

Ler sobre o nazismo nunca é demais. Temos aqui um quadrinho autobiográfico pesadíssimo no qual, assim como George Orwell fez em "A Revolução dos Bichos", o autor usa a imagem de animais para retratar humanos de diferentes grupos.


2) O Anel do Nibelungo - Craig Russell

Adaptação em quadrinhos da obra do compositor alemão Richard Wagner, é um clássico da alta fantasia que influenciou desde Tolkien até Nietzche. Narra a história de deuses, heróis e criaturas mágicas. Tem muita mitologia nórdica!


3) Watchmen - Alan Moore

Obra-prima dos quadrinhos! Um físico sofre um acidente nuclear e se torna o primeiro super-herói com poderes excepcionais do mundo, o governo americano entende que os poderes adquiridos pelo Dr. Manhattan podem ser úteis ao país e decide usá-lo para aprimorar seus campos campos tecnológico e militares. Os americanos alcançam a hegemonia mundial, mas a corrida armamentista com os russos ainda ocorre por debaixo dos panos, no estilo Guerra Fria, uma vez que eles entendem que a presença de um mutante de tamanho poder do lado do governo americano é uma ameaça nuclear potencial. E para o povo americano o Dr. Manhattan é uma proteção ou uma ameaça suicida? Essas questões começam a surgir, outros países como a Alemanha começam a se preparar e o clima de guerra é iminente. Temos aqui um ensaio político à altura dos grandes clássicos da distopia.


4) Sandman - Neil Gaiman

Impossível definir Sandman em poucas linhas. O que posso dizer é que tem de tudo aqui: diferentes mitologias, elementos históricos, fantasia, drama e muita literatura. Gaiman encaixa tudo de forma perfeita para narrar a história de Morfeus, o Sonho.


5) A última dica é uma adaptação em quadrinhos de algum livro que você gosta. Para representar aqui coloquei Moby Dick, que é uma das minhas obras favoritas, mas opção é o que não falta: A Revolução dos Bichos, Deuses Americanos, O Homem Invisível, Os Mitos de Cthulhu... Tem de tudo, é só você escolher que pode ser uma porta de entrada para você começar a se interessar por hq's.


Lembrando que "Watchmen" e "O Anel do Nibelungo" têm resenha aqui no blog, é só procurar!

Comentários