Sobre o hábito de fazer anotações


      Sempre ouvi falar na importância de fazer anotações durante a leitura de um livro, mas confesso que durante muito tempo não dei muita bola pra isso. Desde que criei meu blog e comecei a escrever resenhas, isso mudou. Senti necessidade de fazer breves anotações apenas para destacar pontos que eu achava importante na obra que estava lendo. Logo adquiri o hábito e hoje, alguns meses depois, posso perceber os benefícios que ele me trouxe.
      As anotações têm um poder muito maior do que eu imaginava. Não servem apenas para nos auxiliar durante a leitura, destacando pontos importantes, nem apenas para transcrever as citações favoritas. O principal benefício que pude perceber em mim foi uma melhor absorção e, consequentemente, lembrança da leitura. Diferente do que eu imaginava, não preciso ficar lendo todas as minhas anotações após a leitura para escrever uma resenha, pois o simples ato de anotar já é um exercício de memória. Os livros sobre os quais faço anotações penetram muito mais fundo na minha mente e ficam bem enraizados aqui. As anotações em si, eu acabo deixando de lado para usar em pesquisas futuras.
      Um maravilhoso hábito que durante muito tempo subestimei. Ah, quantas histórias eu poderia ter mergulhado mais fundo quando li...

Comentários