TOP 5 - Clássicos da Literatura

      O que me despertou a paixão e pela literatura clássica foi a forma como os livros tratam de temas universais ou retratam algum período histórico da humanidade. Suas ambientações são capazes de nos transportar para séculos passados, seus personagens parecem pessoas que conhecemos de verdade ao longo da vida e suas discussões sempre permanecem atuais pois são atemporais. Confesso que esse tema foi o mais difícil de fazer até agora. Não coloquei mais de um livro do mesmo autor pra ficar repetitivo e também evitei clássicos que poderiam se encaixar em algum outro tema. Mesmo assim muita coisa boa acabou ficando de fora. Esses foram os 5 títulos aos quais cheguei.



      O Apanhador no Campo de Centeio - J. D. Salinger

      Esse livro foi importantíssimo na minha formação como leitor. Posso dizer que Holden foi o primeiro personagem da literatura com o qual me identifiquei: na época eu passava por um momento conturbado e sua leitura foi fundamental pra que eu pudesse entender melhor o que sentia. Fiz uma releitura recente nessa bela edição da Todavia e mais uma vez foi incrível, tanto que é que pretendo reler mais vezes.


      Os Miseráveis - Victor Hugo

      “Enquanto houver lugares onde seja possível a asfixia social; em outras palavras, e de um ponto de vista mais amplo ainda, enquanto sobre a terra houver ignorância e miséria, livros como este não serão inúteis.” O que dizer mais sobre esse livro? Se eu pudesse recomendar um único livro pra todo mundo, seria esse. A lição que esse livro passa ao leitor obriga-o a pelo menos tentar ser uma pessoa melhor, fazer o bem sem esperar nada em troca e o ensina a ser mais humano. Não se deixe intimidar pelo tamanho e comece, garanto que logo nas primeiras páginas você irá se sentir tão imerso na história que nem sentirá o passar das páginas.

      Moby Dick - Herman Melville

      Essa é uma daquelas histórias das quais ouvimos tanto falar sobre que acabamos caindo no erro de acreditar que já a conhecemos. Afinal, quem nunca ouviu falar em Moby Dick, a baleia branca? Mas o livro é muito mais que uma simples história de baleia. Trata de ira e vingança. A história de um homem que arrasta consigo sua tripulação numa jornada de ódio cego em busca de vingança. Alguns dos personagens mais marcantes de toda a literatura estão entre essas páginas, e nem falo da baleia branca...


      O Último dos Moicanos - James Fenimore Cooper

      Um romance clássico e repleto de aventura, cultura indígena e fatos históricos. A história retratada aqui se passa no período de colonização dos EUA e é muito bem ambientada em um cenário de batalhas entre ingleses, franceses e indígenas, baseado na Guerra Franco-Indígena. Como se já não bastasse toda a riqueza histórica e cultural que a obra traz, o livro ainda conta uma trama emocionante, cheia de reviravoltas e muita ação, com personagens marcantes como o jovem índio Uncas, o major Duncan Heyward e o terrível Magua.


      O Idiota - Fiódor Dostoiévski
      A literatura russa me chamou muita atenção e despertou o meu interesse principalmente por trabalhar de forma muito profunda o lado psicológico de seus personagens. Sendo assim, não poderia faltar um Dostoiévski nessa lista. Difícil foi escolher apenas um. Poderia ter colocado aqui "Crime e Castigo", "Os Demônios" e muitos outros do autor russo. Acabei optando por "O Idiota", pelos seus personagens marcantes e a forma como narra a história de um príncipe que tenta cair nas graças de todos mas acaba sempre sufocado pelas amarras sociais.

Comentários