TOP 5 - Ficção-Científica

      O gênero é o meu favorito ao lado das distopias. Não é incomum os dois gêneros se cruzarem e quando isso acontece, como é o caso de alguns livros que trago aqui, o resultado me agrada muito. Pra mim, a ficção-científica tem um poder questionador sem igual, amo a forma como ela levanta questões importantes e me faz refletir muito sobre a sociedade e o mundo em que vivo. Fazer esse TOP 5 não foi fácil, tive que deixar muitos livros bons de fora e talvez depois eu faça uma parte dois. Já foi bem difícil chegar a cinco títulos então não tem ordem definida, ok? Vamos lá!



      O Fim da Infância - Arthur C. Clarke

      O livro da minha vida! Mesmo que esse não fosse um tópico de sci-fi, esse livro entraria no topo do meu ranking de literatura em geral. Essa leitura me fez entrar em um fluxo de pensamento tão intenso que ás vezes eu tinha que me esforçar a fechar o livro para pensar. Acredito que foi através dele que descobri o poder que a ficção-científica tem de nos fazer questionar o mundo.


      As Cavernas de Aço - Isaac Asimov

      Como escrevi ali em cima, quando o gênero de sci-fi e distopia se fundem o resultado me agrada. E quando o gênero policial se mistura a esses outros dois, o resultado é melhor ainda. A forma como Asimov retrata a Terra aqui traz muita reflexão sobre o nosso modo de viver e a relação que temos com o nosso planeta. O livro também traz discussões sobre o que nos torna humanos. Enfim, é Asimov na sua melhor forma!


      Solaris - Stanislaw Lem

      Gosto da ficção-científica que não da respostas mas sim perguntas. Assim como em O Fim da Infância, aqui somos colocados diante de uma força maior e incompreensível: um oceano vivo! Estar em frente ao desconhecido e perceber o quão pouco podemos significar diante da vastidão do universo é sempre uma experiência instigante.


      Um Estranho Numa Terra Estranha - Robert A. Heinlein

      Aqui a coisa se inverte, não se trata de terráqueos explorando novos planetas e sim um humano criado por marcianos explorando nosso planeta e sofrendo um choque cultural. Ter um vislumbre de como a nossa sociedade pode parecer estranha, complicada e obscura vista de fora é o que esse livro nos proporciona.


      Androides Sonham com Ovelhas Elétricas? - Philip K. Dick

      Mais um livro que funde ficção-científica com distopia. Diferente do filme baseado na obra, o livro é bem mais profundo e as reflexões que ele propõe permeiam a cabeça do leitor por muito tempo depois finalizada a leitura. Mais uma vez temos a questão do que nos torna humanos vindo á tona, um dos meus temas favoritos.

Comentários