TOP 5 - Livros que falam sobre a morte

      O tema do TOP 5 de hoje é: livros que falam sobre a morte. Esse é um dos meus temas favoritos de leitura, pois sempre gera reflexões e faz a gente repensar a vida. Meu TOP 5 ficou assim:



      A Morte de Ivan Ilitch - Liev Tolstói

      Curtinho, de fácil leitura, mas gigante em significado. Nessa novela vamos acompanhar os sofrimentos do juiz Ivan Ilitch diante de sua morte. O protagonista já começa morto e aos poucos o autor vai nos contando a história do nobre e bem sucedido oficial que almejava uma posição cada vez mais alta dentro da sociedade, mas viu seus planos serem interrompidos ao ser acometido de uma doença misteriosa. Em suas poucas mas profundas páginas o livro vai narrar o declínio de Ivan; primeiro diante da doença, onde o personagem entra em uma fase de negação e tenta de todo modo se agarrar às suas conquistas, e posteriormente diante da iminência de sua morte, onde o protagonista começa a sentir a sua alma declinar e cai em profundas reflexões sobre o sentido da vida. É um livro que vai tratar da morte e da vida, e a influência que a sociedade impõe no caminho que liga uma a outra.


      Homem Comum - Philip Roth

      Aqui vamos acompanhar a história de uma família em face a morte de seu patriarca. O livro traz memórias de diferentes fases da vida, desde a infância até o momento derradeiro, de um protagonista morto. Em meio a arrependimentos e assuntos mal resolvidos, através desses flashbacks o leitor será convidado a refletir sobre sua vida, as consequências de seus atos e a forma como se relaciona com as pessoas à sua volta.


      Confissões do Crematório - Caitlin Doughty

      Em meio a trechos autobiográficos e críticas ao sistema funerário americano, a autora vai fazer muito mais que simplesmente apresentar sua filosofia de morte, mas instigar o leitor a refletir também. Tudo com uma escrita leve e descontraída, apesar do assunto. Aliás, esse é o grande ponto desse livro, fazer com que a morte deixe de ser um tabu e incentivar a conversa sobre. Um livro totalmente fora da caixa, diferente de tudo que já li e que me levou a refletir muito sobre o luto e, é claro, minha própria morte.


      O Cemitério - Stephen King

      Apesar de ser um livro de terror, O Cemitério não fala só da morte como entretenimento mas traz também uma filosofia sobre o tema. Ele trata do assunto sobre como lidamos com a morte de um ente querido, como enfrentamos o luto e temos dificuldades em aceitar a partida. Esse é um considerado um dos livros mais sombrios e pesados do King, exatamente por lidar com a morte de forma tão palpável.


      A Ilhas da Corrente - Ernest Hemingway

      Não é um livro especificamente sobre a morte, mas sobre perdas em geral pelas quais passamos ao longo da vida. Aqui temos um personagem em luto que passa o livro tentando lidar com o que sente ou, ás vezes, só tentando esquecer. Vamos acompanhar diferentes fases da vida do protagonista nas quais ele tenta diferentes abordagens para apaziguar seus sentimentos. Um livro tocante e melancólico, ótimo para refletir.

Comentários