TOP 5 - Terror

      Desde pequeno sempre gostei de filmes de terror e ao adentrar o mundo da literatura foi de forma natural que surgiu em mim o interesse por livros do gênero. Esse é o meu TOP 5:



      O Iluminado - Stephen King

      O primeiro King a gente nunca esquece. O Iluminado foi o primeiro romance do mestre que li e me marcou muito. Seu ritmo cadenciado, fundamental para construir o clima de suspense antes de cada cena de terror, me fisgou de jeito. Nunca tinha me sentido tão imerso em uma história do gênero. Aqui Stephen King me cativou.


      Grandes Contos - H.P. Lovecraft

      Levei dois anos pra ler essa gigantesca antologia de contos do autor, no fim valeu cada página e cada noite insone. Esse calhamaço se tornou um verdadeiro amigo pra mim. Lovecraft tem um jeito único de narrar histórias de terror, sempre deixando a gente sem chão no final. Seu estilo, que ficou conhecido como horror cósmico, proporciona uma experiência de leitura diferente de tudo que já havia lido antes e que li depois.


      Drácula - Bram Stoker

      Clássico absoluto da literatura gótica e do terror, o romance, uma das maiores obras literárias do século XIX, definiu e popularizou o conceito de vampiro. Se tornou uma inspiração para diversas obras posteriores: na literatura, no teatro e no cinema. Por mais que você tenha consumido material sobre vampiros, se não leu Drácula sua experiência não está completa.


      Coração Satânico - William Hjortsberg

      Um livro que começa como gênero policial e aos poucos vai se tornando terror e quando nos damos conta já estamos em meio a rituais satânicos, vodu e muito gore. Coração Satânico é um terror visceral. Não recomendo pra quem vai inciar no estilo agora, mas pra quem já é fã do gênero esse livro é um prato cheio.


      Frankenstein ou o Prometeu Moderno - Mary Shelley

      Um clássico do horror gótico. Mas o que me surpreendeu de verdade e mais se destacou nesse livro foi o seu lado filosofal, a ideia de criatura vs criador e os questionamentos sobre o livre árbitro que ele traz. Frankenstein transcende totalmente o gênero mas não deixa de ter os seus momentos de terror,

Comentários