TOP 5 - Autores Favoritos

      Hoje é dia de contar para vocês quais são os meus autores favoritos. E antes que alguém questione a ausência de mulheres nesse TOP 5, é por um bom motivo: já fiz um TOP 5 só delas! É só procurar aqui no blog. Agora vamos ao TOP 5 de hoje. Como tenho muitos autores favoritos, resolvi colocar aqui um de cada gênero, portanto, esse será bem eclético:



      Victor Hugo

      Novelista, poeta, dramaturgo, ensaísta e ativista pelos direitos humanos, Victor-Maire Hugo nasceu em Bensançon, na França, no ano de 1802. Ainda jovem se dedicou a poesia e aos 15 anos recebeu um prêmio em um concurso de poesia da Academia Francesa.  Em 1822 integrou-se ao romancismo e se tornou um porta-voz do movimento. Muito ativo politicamente, defensor da democracia liberal e humanitária, e opositor de Napoleão III, o autor conviveu com a censura e o exílio. Nesse período, escreveu algumas de suas principais obras, entra elas "Os Miseráveis". Após o fim do Império de Napoleão III, em 1870, o escritor retornou a França e retomou a sua carreira política. Victor Hugo se tornou um dos maiores autores de seu século e, devido ao valor histórico e político de suas obras, e também a humanidade e a alma que ele da a seus personagens, se tornou também um dos maiores autores dos séculos seguintes. Victor Hugo é um dos meus autores favoritos porque cada leitura que fiz dele me tocou de um jeito muito especial que não consigo colocar em palavras. Amo a vida que ele coloca em seus personagens, a forma como ele consegue despertar a empatia, e aprendi a gostar até de suas famosas digressões que o povo tanto reclama. Cada página escrita por Victor Hugo é um ensinamento pra mim.


      Arthur C. Clarke

      Nascido em 1917, na cidade de Minehead, o autor inglês Arthur C. Clarke desenvolveu desde cedo o interesse pela ciência e pela ficção científica. Em um artigo técnico escrito em 1945 para o periódico inglês Wireless World, ele apresentou os princípios da comunicação via satélite, os quais levariam aos sistemas que utilizamos hoje. Considerado um dos escritores máximos da ficção científica do século XX, Clarke ganhou inúmeros prêmios internacionais por suas obras ficcionais, seus escritos científicos e sua inabalável confiança no potencial humano e científico, que fez dele um verdadeiro visionário. Em 2000, recebeu o título de Cavaleiro do Império Britânico pelos serviços prestados à literatura. Faleceu em 2008, deixando um legado literário e científico. Clarke é um dos meus autores favoritos pela forma que me fez questionar o nosso papel diante do universo enquanto humanos.


      H. P. Lovecraft

      Howard Phillips Lovecraft nasceu em 1890, na cidade de Providence, EUA. Teve uma infância turbulenta, perdeu o pai muito cedo, depois o avô, e viu sua família enfrentar dificuldades financeiras. Tinha uma saúde muito frágil e mal conseguia frequentar a escola. Mais tarde foi diagnosticado com uma rara doença chamada poiquilotermia, que afeta a temperatural corporal. Apesar de todos os problemas, Lovecraft foi uma criança precoce e autodidata, aos três anos já sabia ler e aos seis começou a escrever. Se dedicou a poesia ainda na juventude e, mais tarde, autores como Edgar Allan Poe e Robert W. Chambers despertaram o seu interesse pelo horror gótico. Após uma breve carreira como jornalista, a perda da mãe e um casamento mal sucedido, Lovecraft entrou no período mais prolífico de sua vida, publicando seus contos em revistas pulp e entrando em uma rede de contatos que contava com os autores Robert E. Howard, Robert Bloch e Clark Ashton Smith. Seus contos, muitas vezes inspirados em pesadelos, são repletos de simbolismo e entidades monstruosas, elementos do cosmicismo, como ficou conhecida a filosofia literária do autor. Lovecraft é um dos meus autores favoritos pela forma como ele trabalha o horror, explorando a insignificância da existência humana perante os segredos do universo.


      Neil Gaiman

      Nascido em Portchester, Inglaterra, no ano de 1960, Neil Gaiman descobriu seu amor pela literatura ainda na infância enquanto lia as obras de autores como C.S. Lewis, Tolkien e Poe. Iniciou sua carreira como jornalista, mas logo seu talento e sua mente fértil o levaram para o mundo dos quadrinhos, dentro do qual publicou a aclamada série "Sandman". Posteriormente, já no mundo da literatura, escreveu obras memoráveis como "Coraline", "Deuses Americanos" e "O Oceano no Fim do Caminho. Hoje, com mais de vinte livros publicados e vencedor de inúmeros prêmios como Hugo e Nebula, o autor é considerado um dos maiores escritores pós-modernos vivo. Muitas de suas obras ganharam adaptações cinematográficas e isso ajudou a popularizar ainda mais sua arte. Gaiman é um dos meus autores favoritos pela forma como brinca com o fantástico, muita vezes trazendo elementos de fantasia para o cenário mais urbano. Ele também trabalha muito com a mescla de realidade de ficção. É um autor que me faz viajar para muito longe quando pego um de seus livros pra ler.


      George Orwell

      Eric Arthur Blair nasceu em 1903, em Motihari, no norte da Índia. Filho de um funcionário da administração britânica do comércio de ópio, foi para a Inglaterra, onde teve a oportunidade de estudar em colégios tradicionais do país. Jornalista, crítico e romancista, também foi agente da polícia colonial na Birmânia na década de 1920. Publicou diversos romances , ensaios e textos jornalísticos, entre eles os clássicos "A Revolução dos Bichos" e "1984". É considerado um dos escritores mais importantes do século  XX. Morreu em Londres, em 1950, vítima da tuberculose. Orwell é um dos meus autores favoritos porque seus livros despertaram em mim o questionamento político. A forma como ele aborda esse tema em seus escritos, seja nos livros de ficção ou não, é sagaz e cirúrgica. Orwell sempre rende uma ótima leitura e um crescimento do espírito questionador.

Comentários