TOP 10 - Especial Dia Mundial do Rock

      Em homenagem ao Dia Mundial do Rock o TOP 5 de hoje virou TOP 10 e será musical em vez de literário. A ideia aqui não é apresentar os MELHORES mas sim os mais IMPORTANTES álbuns da minha vida. Aqueles que estiveram comigo em momentos importantes, que foram boas companhias, que ajudaram a formar a minha personalidade ou me influenciaram de alguma forma. Portanto, não tem como dizer que faltou x ou y. Essa é uma lista nostálgica e 100% pessoal, focada no meu sentimento pela música, sem levar em conta o lado crítico. Assim vocês também ficam conhecendo um pouquinho mais de mim.
      Tentei colocar os álbuns mais ou menos na ordem em que os conheci e me conectei a cada um deles. Uma playlist com duas músicas de cada álbum citado aqui está disponível no Spotify, link no fim do post. Espero que gostem!



      Green Day - American Idiot (2004)
      Foi onde tudo começou. Green Day foi a banda da minha adolescência e a primeira pela a qual criei forte conexão. Camisa, pôster na parede do quarto, capa de caderno, papel de parede do computador... sim, eu tive tudo isso. Se era uma fase? Talvez, mas a música deles permaneceu comigo.

      The Clash - London Calling (1979)
      Foi natural que eu chegasse ao The Clash cavando as raízes do Green Day. London Calling foi um leque musical que se abriu diante de mim, a partir dele passei a ouvir muitas coisas diferentes. Se essa fosse uma lista de melhores álbuns, esse também estaria nela.



      AC/DC - Back in Black (1980)
      Aqui a coisa começa a esquentar. Época em que eu estava começando a pegar o jeito na guitarra e Angus Young era, e ainda é, uma inspiração pra mim. Apesar de hoje gostar mais da fase Bon Scott, esse foi o álbum que me apresentou ao rock um pouco mais sujo.

      Metallica - Black Album (1991)
      Minha porta de entrada para o heavy metal. Metallica marcou minha transição do hard rock para o metal. Engraçado olhar pra trás hoje e lembrar o quanto a fase mais thrash da banda soava estranha pra mim naquela época, hoje é a que mais gosto.

      Iron Maiden - Powerslave (1984)
      Uma banda que demorei a gostar e não sei explicar o motivo. Mas depois que finalmente assimilei o som, passei por uma fase em que não conseguia mais ficar sem ouvir. Devorei a discografia da banda e o Powerslave era o prato principal.



      Black Sabbath - Paranoid (1970)
      Assim como cheguei ao The Clash através do Green Day, foi natural chegar ao Sabbath depois de ouvir Metallica e Iron Maiden. Também foi uma grande influência na guitarra pra mim. "Paranoid" e "Iron Man" sempre estavam saindo do meu amplificador.

      Deep Purple - Machine Head (1972)
      Quando conheci o Sabbath, o Purple veio de bônus. E quem nunca tentou tocar "Smoke on the Water" na guitarra? Provavelmente foi uma das primeiras coisas que toquei antes mesmo de saber de quem era a música. Machine Head me marcou tanto que na época até pensei em conciliar as aulas de guitarra com teclado, inspirado naquele som de órgão do Jon Lord.

      Led Zeppelin - Led Zeppelin IV (1971)
      Fechando a santíssima trindade, veio o Led. Já contei aqui sobre o meu primeiro dia na aula de guitarra, quando o dever de casa foi o solo de "Stairway to Heaven". Mas o impacto do álbum veio um pouco mais tarde, quando desbravei a discografia da banda e o seu som se tornou quase que uma religião pra mim. Led Zeppelin IV é outro álbum que também entraria em uma lista dos melhores.



      Queen - A Night at the Opera (1975)
      Antes de ouvir esse álbum, confesso que tinha uma visão muito limitada e errada do Queen. Quando descobri que aquela banda pop dos anos 80 teve uma fase muito mais visceral e criativa nos anos 70, foi amor à primeira vista. Hard rock, glam, progressivo, ópera... A Night at the Opera tem tudo isso. Foi mais um álbum que quebrou barreiras e expandiu horizontes pra mim. Posteriormente passei até a gostar da fase mais pop da banda também.

      The Rolling Stones - Sticky Fingers (1971)
      Conforme ia evoluindo nas aulas de guitarra comecei a me interessar por blues e meu caminho para o gênero começou pelos Stones, banda que até então eu não via muita graça. Ah, mas como eu estava enganado. Quando ouvi Sticky Fingers mudei minha mente e mergulhei de cabeça nessa fase da banda que hoje é uma das minhas favoritas.



Link para a playlist no Spotify:
https://open.spotify.com/playlist/4NrWvpTTltnXSrKNHdUyvO?si=qPAhh6v_RnWFGTEzGgZTMw

Comentários