RESENHA: No Campo da Honra e Outros Contos - Isaac Bábel

      Nascido em 1894, na região de Odessa (atual Ucrânia), Isaac Bábel foi um escritor e jornalista do Império Russo. Muito cultuado no Ocidente, o autor não teve a mesma sorte em sua terra natal. De origem judaica, Bábel enfrentou dificuldades desde o início de sua carreira. Começou publicando contos em revistas literárias, mas logo foi processado pela censura tsarista sob a acusação de pornografia. Desempenhou diversas funções, dentre elas a de tradutor, correspondente de guerra, roteirista e jornalista, nessa última também foi vítima da censura quando Lênin mandou fechar o jornal para o qual escrevia. Ironicamente, Bábel foi um simpatizante do governo stalinista, chegando até a trabalhar para a polícia secreta, mas isso não foi o suficiente para salvá-lo. Preso sob a acusação de terrorismo e atividades antissoviéticas, foi interrogado, torturado e, por fim, morto por fuzilamento, em 1940. Não satisfeito em tirar a sua vida, o regime totalitário soviético também mutilou a sua arte. Inúmeros de seus manuscritos foram apreendidos e jamais recuperados, mesmo após a abertura dos arquivos da KGB. Sua obra publicada até então foi sumariamente proibida e relegada ao ostracismo. Para todos os efeitos, era como se Isaac Bábel nunca houvesse existido. Somente em 1954, após a queda do stalinismo, foi que a obra de Bábel, ou pelo menos o que sobrou dela, voltou a ver a luz do dia em território russo.

      Organizada e traduzida por Nivaldo dos Santos, "No Campo da Honra e Outros Contos" é uma coletânea de narrativas curtas que abrange todas as fases da carreira de Isaac Bábel. São 32 contos, publicados pela primeira vez entre 1913 e 1938, e que englobam os mais diversos temas e estilos: a guerra, o erotismo, o humor, o confronto de gerações e, claro, a política. Bábel era daquele tipo de autor que se recusava a permanecer indiferente ao que acontecia ao seu redor, como resultado disso, seus contos são marcados por um forte traço autobiográfico. Sua narrativa ganha cores quase palpáveis ao revisitar lembranças de sua infância. A cultura judaica também é ricamente explorada, aqui nós vamos conhecer alguns de seus costumes e comidas típicas, além de seu folclore e, claro, seu histórico de perseguição. Sob o olhar do autor, também iremos revisitar importantes episódios da história da Rússia e as convulsões sociais que elas provocaram nas camadas inferiores.

      Em poucas palavras, alguns contos não têm mais do que três páginas, Bábel consegue nos transportar para a Rússia, em meio a soldados, prostitutas, crianças e judeus, em um dos períodos mais conturbados de sua história: o fim do tsarismo e a ascensão do regime totalitário. As breves narrativas de "No Campo da Honra e Outros Contos" são um belo (e violento) retrato do que acontecia em solo russo naqueles dias. O governo soviético até tentou calar, mas as palavras de Isaac Bábel resistiram ao tempo e se tornaram não só um registro histórico como também influenciou um sem número de escritores, com seu estilo conciso. O volume ainda conta com um prefácio de Boris Schnaiderman, posfácio, notas de rodapé e um rico apêndice do tradutor, onde cada conto é devidamente contextualizado. Tudo isso para deixar ainda melhor e mais completa a experiência de mergulhar em mais um capítulo da história da Rússia.

Comentários

  1. Poderia postar uma foto ou relacionar os contos incluídos, por gentileza? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, são muitos os contos. Me chama no instagram que te envio a foto, ou então passe seu email!

      Excluir

Postar um comentário