RESENHA: Nada a Perder - Jeff Lemire


      Nascido em 1976, na cidade de Essex, Ontário, Jeff Lemire é um renomado quadrinista canadense, criador de obras aclamadas como "O Condado de Essex", "Sweet Tooth", "Black Hammer" e "Gideon Falls". Vencedor de dois prêmios Eisner, também fez trabalhos para a Marvel (O Velho Logan, Gavião Arqueiro e Cavaleiro da Lua) e para a DC (Homem-Animal e Arqueiro Verde). Publicado pela primeira vez em 2017, "Nada a Perder" é uma graphic novel 100% autoral, ou seja, escrita e ilustrada pelo próprio Lemire.



      Aqui nós vamos conhecer o drama de Derek Ouelette, ex-jogador de hóquei que tinha uma carreira promissora pela frente mas ferrou com tudo. Ele, literalmente, pois tudo a perder. Agora Derek leva uma vida solitária e regada a álcool na pequena cidade de Pimitamon, um vilarejo coberto de neve no meio do nada. Até que um dia Derek recebe uma visita inesperada e se vê obrigado a acertar as contas com o passado. A premissa é aparentemente simples, mas Lemire, como sempre, consegue passar muita sensibilidade com seus traços e dotar seus personagens de uma humanidade sem igual. A narrativa caminha na tênue linha entre o que há de pior e de melhor no ser humano. Se por um lado temos ódio, violência, consumo de drogas e alcoolismo, por outro temos comoção, lágrimas e superação. Um drama familiar envolvente, tocante e inesquecível.



      Como não bastasse toda a dramaticidade da obra, a arte de Jeff Lemire é um show à parte. Aqui o autor opta por um tom frio de azul que casa muito bem com a narrativa, transmitindo uma sensação desolada e estéril, que por sua vez reflete muito bem o estado psicológico em que os personagens se encontram. Lemire também faz uma inversão aqui: enquanto o presente é ilustrado com cores frias, os flashbacks estão em cores quentes e chamativas. O que dá uma sensação de passado vívido (que insiste em permanecer) e um presente morto (sem perspectivas). Achei genial essa sacada!



      "Nada a Perder" é uma graphic novel de rápida leitura, mas que não deixa de tocar mais a fundo o leitor. Se você curte uma história simples mas bem contada, essa aqui é pra você! Cada vez que leio Jeff Lemire me torno mais fã do seu trabalho, ainda bem que o cara é prolífico e o que não falta é material dele pra ler.


Comentários