CITAÇÕES: Almas Mortas - Nikolai Gógol


📖 "Este mundo é feito de um jeito maravilhoso: num instante, o alegre vira triste, basta determos muito tempo nossa atenção no mesmo ponto e, então, Deus sabe que ideias se enfiam na cabeça da gente. [...] por que, no meio de momentos despreocupados, alegres, descontraídos, de repente sobrevém, a nós mesmos, um ímpeto tão diferente e estranho? O riso mal teve tempo de se desprender do rosto e, ainda rodeado pelas mesmas pessoas, já nos tornamos outro, diferente, e outra luz ilumina nosso rosto..."


📖"E aquilo que em anos anteriores despertaria um movimento vivo no rosto, um riso e palavras impossíveis de calar, agora apenas desliza e passa por mim, e meus lábios imóveis guardam silêncio impassível. Ah, minha juventude! Ah, meu frescor!"


📖 "Recolha no caminho, aos sair dos anos da juventude gentil e entrar na áspera e empedernida idade madura, recolha e guarde consigo todos os movimentos humanos, não os deixe caídos pela estrada: depois, não poderá mais pegá-los! É terrível e assustadora a velhice que está por vir e nada ela dá em troca, muito ao contrário! A sepultura é mais misericordiosa do que a velhice; na sepultura está escrito: aqui jaz um homem! Mas nada se lê nas feições frias e insensíveis da velhice desumana."


📖 "Mulheres, [...] Só os olhos delas já são um reino tão infinito que, se você entrar ali, era uma vez um homem! De lá não sai nunca mais, nem puxado por ganchos e cordas. Experimente só, por exemplo, descrever apenas o brilho dos olhos delas: úmido, veludoso, açucarado - só Deus sabe o que mais há neles! Ríspido, brando, até todo lânguido ou, como dizem alguns, com volúpia, ou sem volúpia, porém mais forte que a volúpia, e assim ela se engancha num coração e, dali, vai passando pela alma inteira como um arco sobre as cordas do violino."


📖 "Como, por vezes, você é bonita, estrada que vai longe, longe! Quantas vezes, como se estivesse morrendo, afundando, me agarrei em você, e sempre você me carregou e me salvou, com generosidade! E quantas ideias maravilhosas e visões poéticas nasceram em você, quantas impressões deslumbrantes você me fez sentir!"


📖 "As paixões humanas são incontáveis como os grãos de areia no mar, e nenhuma delas se parece com as outras, e sejam belas ou infames, todas, no início, são obedientes ao homem, mas depois se transformam em seus terríveis tiranos."


📖 "Para qualquer pessoa, existem certas palavras que falam mais de perto, que são mais afins. E muitas vezes, de modo inesperado, no surdo esquecimento de um lugarejo perdido do mundo, na desolação mais desolada, encontramos um homem cuja conversa acalentadora obriga a nos esquecermos de nós mesmos e das estradas intransitáveis, do desconforto das estalagens à noite, do tumulto e da baderna contemporânea e da falsidade das ilusões que enganam o homem. E fica gravada com clareza, de uma vez por todas, a noite que se passou assim, e a memória fiel vai reter tudo: quem estava presente, quem estava sentado, onde estava sentado, o que tinham nas mãos, as paredes, os cantinhos e mesmo as coisas mais irrelevantes."


📖 "O que você tem é uma sonolência do espírito. Você simplesmente adormeceu. E adormeceu não por saciedade ou cansaço, mas sim por falta de impressões e de emoções vivas."


Comentários