CITAÇÕES: Cada Um Carregue Sua Culpa - Francesca Mannocchi



📖 "Já passamos por isso, os americanos invadiram o Iraque, queriam esmagar o terrorismo e exportar a democracia, mas em vez disso multiplicaram os conflitos sectários e favoreceram as condições para a ascensão de fundamentalismos piores que as ditaduras que os precederam. [...] Mesmo que tenham meios e competência, nesta parte do mundo vocês continuam a repetir os mesmos erros de décadas. Agem mas não têm visão, por isso resolvemos do nosso jeito, eliminando o problema pela raiz."


📖 "Acredito que uma das razões pelas quais o Estado Islâmico é descrito como um monstro monolítico seja que essa descrição foi útil para a única resposta que o Ocidente soube dar ao terrorismo ao longo destes anos: violência contra a violência. Bombardeios indiscriminados, execuções sumárias, punições coletivas. Isso, claro, leva à vitória momentânea, aquela que joga para as câmeras, com as paradas militares e os tanques de guerra desfraldando as bandeiras iraquianas e o primeiro-ministro al Abadi agradecendo a coalizão internacional aos gritos de "Vencemos, aniquilamos o mal". Mas não leva nem a entender, nem a vencer os desafios amanhã. A violência ao longo desses anos tornou-se um álibi, e a narrativa sobre o EI serviu para justificar a necessidade de toda e qualquer ação contra aquele mal."


📖 "Daí chegou o Estado Islâmico. E na escola as letras do alfabeto passaram a ser usadas como exemplos para dar o nome de armas: P para projétil, H para howitzer. Com a matemática era a mesma coisa, as adições eram a soma de armas. Pistola + pistola. Bala + bala. Em um dos textos que usavam para nos ensinar matemática estava escrito: Se uma criança explode a si mesma em meio a um grupo de vinte pessoas e morrem quinze, quantas pessoas restam vivas?"


📖 "Os governos aliados dão os uniformes, o treinamento e o dinheiro. Mas as mãos dos torturadores devem ser dos exércitos locais ou das milícias, dos grupos paramilitares, não importa. Os ocidentais fazem o papel de atores secundários, coadjuvantes, ou marionetistas."


📖 "Tenho medo de morrer", dizia, mas o que dizer a uma criança que tem medo de morrer? Eu lhe dizia a verdade. Eu lhe dizia: "Eu também."


📖 "A guerra dos libertadores contra o terrorismo transformou-se em uma inescrupulosa represália, muito mais feroz porque executada com a desenvoltura de quem sabe que sairá impune."


📖 "É o paradoxo da guerra midiática: tudo ali, em tempo real, distante mas próximo. Imediatamente desfrutável. Posso ver as bombas caindo ao vivo, os soldados movendo-se na direção da linha de frente, posso ver os drones em cima das pessoas em fuga, em meio à paisagem ocre do norte do Iraque, mas, quando a câmera foca histórias, até a guerra se torna um estereótipo. Quanto mais a câmera fecha, mais o contexto desaparece. [...] E isso também é suficiente. Porque relata mas não explica, e garante ao público não ser incomodado por perguntas inoportunas: Quem é este inimigo?"


📖 "Quando criancinhas desnutridas morrem, as mães parecem aliviadas. E como não entender uma mulher que viu seu filho se apagando dia após dia porque não podia alimentá-lo? Como não entender que se sinta aliviada? É a guerra."


📖 "A história ensina, mas não tem alunos." - Gramsci


📖 "O martírio é o objetivo final dos combatentes do Estado Islâmico, é o desejo de cada combatente. Os nossos professores nos explicaram que a missão de martírio é o meio mais danoso e eficaz contra o inimigo, são missões decisivas para determinar os resultados de uma batalha. Por isso o grupo ama o martírio e nós o desejamos. É um grau que nenhum ser humano sobre a terra pode atingir, a menos que combata no EI. O desejo de cada soldado é o martírio, e o grau mais elevado de todos os martírios é a missão de martírio em guerra, contra os inimigos e os infiéis. [...] Morrer depois de ter sido atingido pelo inimigo ou morrer sob um bombardeio não tem o mesmo peso, não tem o mesmo valor para Alá."


📖 "Nada mais está nas nossas mãos, nossas asas estão amputadas para sempre. Já não estamos vivos, a nossa vida já não é real, somos muitos corpos sem alma que vagueiam por essa cidade destruída."


📖 "O que é a memória na guerra? É a tentativa de recordar ou a necessidade de esquecer?"


📖 "Como em todas as guerras que não são nunca uma guerra só, as guerras de tantas memórias diversas, as guerras de hoje - de vítimas e algozes incapazes de se olhar, mas unidos em um grito único que pede apenas para ser escutado - estão gerando as guerras de amanhã."


Comentários