CITAÇÕES: Declínio de um Homem - Osamu Dazai



📖 "Guardava minhas angústias em uma pequena caixa dentro do peito e, escondendo com discrição minha tristeza profunda e meu nervosismo, aperfeiçoei-me em ser um personagem excêntrico e brincalhão, permanentemente revestido de um otimismo inocente."


📖 "Aqui está a verdade que eu escondo dentro do peito: por fora, eu rio e faço rir, enquanto, no fundo, ter uma alma sombria é inevitável, dizia em segredo a mim mesmo."


📖 "Ainda que me esforçasse para ser agradável com todos, jamais experimentei uma verdadeira amizade. [...] Sei que as pessoas gostam de mim, apenas me falta a capacidade de amar alguém. (Embora eu tenha minhas dúvidas se os seres humanos, em geral, têm essa capacidade de amar.)"


📖 "Eu era perseguido por um sentimento pesado de perda, como se tivesse um buraco no peito. O copo de absinto que eu não terminara de beber. Era assim que eu descrevia, para mim mesmo, esse sentimento eterno e irreparável de perda."


Comentários