CITAÇÕES: Felicidade Conjugal - Liev Tolstói



📖 "Tinha a impressão de que toda a minha vida devia passar nessa solidão, nesse canto perdido, nessa angústia impotente, da qual eu mesma não tinha força nem vontade de sair."


📖 "Acerquei-me do piano, mas ele trancou-o e escondeu a chave no bolso. - Não estrague o humor - disse. - Você tem agora na alma a melhor música do mundo. Fiquei grata por isso, e ao mesmo tempo me era um pouco desagradável que ele compreendesse demasiadamente fácil e claramente em meu íntimo tudo o que devia permanecer secreto a todos."


📖 "Depois de todos os meus erros e decepções, [...], disse a mim mesmo decididamente que o amor acabara pra mim, que ficaram pra mim unicamente as obrigações do final de uma existência..."


📖 "E o insensato quer tormenta, Como se nela houvesse paz!" - Mikhail Liérmontov


📖 "E então?! Tu fazes sacrifício, e eu faço sacrifício também, o que pode haver de melhor? A luta da grandeza de alma. Para que então felicidade conjugal?"


📖 "Eu não posso deixar de amar! Sem isto, não há vida. Fazer da vida um romance é o que pode haver de bom."


📖 "Ser uma felicidade viver para outrem. Por que para outrem, quando não se tem vontade de viver mesmo para si?"


📖 "Será possível que já vivi minha vida? [...] Meu Deus! Perdoa-me se eu sou culpada, ou devolve-me tudo o que eu tinha de tão belo em meu íntimo, ou então ensina-me o que fazer e como viver agora."


Comentários