CITAÇÕES: Oliver Twist - Charles Dickens



📖 "Há um estado de sonolência, entre o dormir e o acordar, quando você sonha mais em cinco minutos, com os olhos meio abertos e consciente de tudo o que se passa ao redor, do que em cinco noites, com os olhos fechados e os sentidos envoltos em perfeita inconsciência. Nesse momento, um mortal sabe o suficiente sobre seu espírito para formar uma concepção cintilante de seus grandes poderes, uma vez que este se desembaraça da terra e zomba do tempo e do espaço quando se vê liberto das restrições de seu parceiro corporal."


📖 "Ah! Como são poucas as fisionomias naturais que resistem intocadas para nos alegrar com sua beleza! As preocupações, as tristezas e as fomes do mundo as transformam como aos corações; e somente quando essas paixões adormecem e perdem para sempre sua força é que as nuvens turbulentas passam e deixam límpida a superfície do céu. É comum que o semblante dos mortos, mesmo nesse estado fixo e rígido, retrocedam à expressão desde muito olvidada da infância adormecida e se instalem na própria aparência dos primeiros anos; e tão calmos, tão pacíficos se tornam, que aqueles que os conheceram em sua infância feliz se ajoelham admirados ao lado do caixão e ali veem o anjo mesmo na terra"


📖 "Se ao oprimir e afligir nossos semelhantes concedêssemos apenas um pensamento às evidências sombrias do erro humano, que, como nuvens densas e pesadas sobem lentas, é verdade, mas muito seguras ao céu, para derramar sua vingança sobre nossas cabeças! Se ouvíssemos por apenas um instante, em nossa imaginação, o testemunho profundo das vozes dos mortos, que nenhum poder consegue sufocar e que nenhuma soberba pode calar! Onde estariam então a injúria e a injustiça, o sofrimento e a miséria, a crueldade e o mal que a vida de cada dia traz consigo?"


📖 "Oh! A aflição, a aflição aguda e temerosa de nada poder fazer enquanto a vida de alguém que amamos profundamente está por um fio! Oh! Os pensamentos torturantes que invadem o espírito e põem o coração a bater violentamente; o desesperado anseio de fazer algo para amenizar a dor e afastar o perigo que não temos o poder de aliviar; o naufrágio da alma e do espírito que evoca a triste lembrança de nosso desamparo. Que torturas podem igualá-los? Que reflexões podem, na febre do tempo, acalmá-los?"


📖 "Devemos ter cuidado com a maneira como tratamos aqueles que vivem ao nosso redor, pois toda morte traz a um pequeno círculo de sobreviventes lembranças de tantas coisas não ditas e não feitas, de tantas coisas esquecidas e tantas outras que poderiam ter sido evitadas! Não há remorso tão profundo quanto aquele que não pode ser remediado; se quisermos nos livrar de suas torturas, que nos lembremos disso a tempo."


Comentários