CITAÇÕES: Doutor Fausto - Thomas Mann



📖 "A quem teria amado esse homem? [...] A quem [...] teria aberto o coração? A quem teria jamais acolhido em sua vida? Tais atitudes não existiam para ele. Aceitava a dedicação de outrem, às vezes, juro, sem percebê-la. Sua indiferença era tão grande que apenas raras vezes se dava conta da companhia em que estava e do que se passava a seu redor [...] Inclino-me a comparar sua solidão com um abismo, no qual se aprofundavam, sem ruído nem rastro, os sentimentos que os outros lhe ofereciam. Em torno dele reinava frieza..."


📖 "[...] tal ato de abrigar-se nas mais remotas recordações, na infância ou pelo menos nas circunstâncias exteriores dela, pode ser uma prova de apego, mas não deixa de revelar algo angustiante com relação à psique de uma pessoa."


📖 "Esse tempo se curva, ele mesmo, clandestina ou não clandestinamente, com plena consciência, com uma consciência singularmente presunçosa, que faz duvidar da autenticidade e da singeleza da vida e talvez produza uma historicidade totalmente falsa, sinistra; esse tempo, repito, se curva a outras épocas e reitera com entusiasmo atos simbólicos que têm em si algo tenebroso, decididamente contrário ao espírito dos tempos modernos, atos tais como queimas de livros e outros que prefiro não mencionar."


📖 ...e tal acréscimo de um dó sustenido representa o ato mais pungente, mais reconfortante, mais melancólico e mais conciliativo do mundo. É como uma carícia dolorosamente amorosa que passa pelos cabelos, pela face; um olhar quieto, intenso, que se aprofunda nos olhos do outro pela última vez. Abençoa o objeto, a fórmula terrivelmente atormentada, conferindo-lhe irresistível humanidade e confiando-a ao coração do ouvinte num adeus, num eterno adeus, pronunciado com tamanha doçura que os olhos se lhe enchem de lágrimas."


📖 - Consideras o amor a mais forte de todas as paixões? - perguntou ele.
     - Conheces outra mais forte?
     - Sim, o interesse.
     - Imagino que esse termo significa para ti um amor privado de qualquer calor animal.
     - Proponho que aceitemos essa definição - respondeu, rindo."


📖 "Receio, meu caro amigo e mestre" - prosseguia - "ser um mau sujeito, uma vez que careço de calor. É verdade que se reza que malditos e vomitados serão os que não forem nem quentes nem frios, e sim tíbios. De tíbio eu não me qualificaria. Decididamente sou frio. Mas exijo poder julgar-me a mim mesmo independentemente do gosto daquele Poder que distribui graça e perdição."


📖 "...falava de esquivar-se do mundo, qualificava-se de esquivo ao mundo, sem pretender que isso significasse um elogio."


📖 "Por outro lado, o que mais me assombra é o fato de uma carne desejar a outra. É um fenômeno totalmente excepcional do amor. Naturalmente não se pode de modo algum separar a sensualidade e o amor. A melhor maneira de isentar o amor da pecha da sensualidade consiste, pelo contrário, em comprovar a presença do elemento do amor dentro da sensualidade."


📖 "Ando em busca de alguma coisa. [...] No meu íntimo, dirijo perguntas ao mundo que me cerca, e, escutando, aguardo que se me indique um sítio que me permita enterrar-me longe de todos e, sem que ninguém me perturbe, dialogar com minha vida e meu destino..."


📖 "Conhecia a repugnância que ele experimentava pela excessiva proximidade corporal de seres humanos, pela necessidade de compartilhar a atmosfera com outrem, pelo contato de corpos. [...] era homem da "aversão", do desapego, da reserva, do afastamento. Expansividades físicas pareciam totalmente alheias à sua índole."


📖 "Há pessoas com as quais não é fácil conviver, mas que jamais se podem abandonar."


📖 "Temos tempo, muito tempo, tempo incalculável! O tempo é a melhor coisa que costumamos oferecer, e nosso presente essencial é a ampulheta. O conduto pelo qual escoa a areia vermelha é fininho como um cabelo, e o fluxo, tão lento que os olhos nem percebem a diminuição na cavidade superior. Somente quase pelo fim tem-se a impressão de que ele está se acelerando e tudo decorreu muito depressa. Mas, devido à estreiteza da abertura, nesse momento fica ainda bem distante, de modo que nem vale a pena mencioná-lo e pensar nele já. Eu gostaria apenas de me entender contigo, meu caro, a respeito de um fato: a ampulheta já foi posta em movimento, e a areia começou a escoar."


📖 "Isso não seria mais retrocessivo do que, por exemplo, o caminho ao redor de uma esfera, que naturalmente, ao passar em torno dela, volta a seu ponto de partida e, portanto, pode ser qualificado de retrógrado. Resultava disso que o retrocesso e o progresso, o antigo e o novo, o passado e o futuro se tornariam uma e a mesma coisa. Na política, a direita ia confundir-se cada vez mais com a esquerda. A imparcialidade da pesquisa, o pensamento livre, longe de representarem o progresso, pertenciam, pelo contrário, a um mundo retardado, desinteressante."


📖 "...a dor era indigna de um ser humano. Seria, pois, vergonhoso suportar sofrimentos. Asseverava-se, portanto, que, independentemente de qualquer humilhação concreta e especial causada por dores do corpo ou do coração, a própria vida, a vida em si, o mero fato de ser, a existência animalesca não passavam de infamantes grilhões e oneroso aviltamento. Sacudir tal fardo, desembaraçar-se dele, conquistar liberdade, leveza, uma espécie de euforia desligada do corpo, fornecendo à physis aquela substância abençoada que lhe propiciasse a emancipação das aflições - eis o que seria um nobre e brioso exercício dos direitos da criatura humana e do seu poder intelectual."


📖 "Que é que restaria de todo o nosso mundinho sonoro se aplicássemos os mais rigorosos padrões morais e intelectuais? [...] Talvez não sobrasse absolutamente nada que valesse a pena ouvir."


📖 "Digo-te: considera-me um ser humano suscetível de ser acometido por uma sensação dessas, que faz com que ele, com medo de alguma omissão, com medo de que mais tarde talvez seja tarde demais, deseje ter um lar mais cheio de carinho e uma companheira no sentido mais exato da palavra. Em suma, que queira viver num clima mais brando, mais humano, não só para gozar de maior conforto, para repousar num leito mais fofo, mas também, e sobretudo, porque tal convivência lhe promete efeitos bons e consideráveis com relação à sua vontade e força de trabalho e também ao valor humano de suas obras futuras."


📖 "Na minha vida houve alguém cuja intrépida persistência triunfou... quase se pode dizer... sobre a morte; que libertou em mim o elemento humano; que me ensinou a felicidade. Pode ser que ninguém chegue a percebê-lo, que nenhuma biografia o vá registrar. Mas tal omissão diminuirá seu mérito e a honra que secretamente se lhe deve?"


Comentários