CITAÇÕES: Terrapreta - Rita Carelli



📖 "A Morte olhava fixamente para um ponto na parede. Parecia que seu olhar era capaz de atravessá-la, atravessar os muros todos e se insinuar, sem convite, na casa das pessoas. Parecia que o tempo, pra ela, era um brinquedo de mola."


📖 "Descobriu que adorava casas vazias com o mesmo gosto que dedicava aos cadernos em branco, aos livros ainda não lidos, aos terrenos baldios; o vazio permite coisas que o cheio não comporta."


📖 "Engraçado como o tempo preserva algumas coisas e devora outras. Quem conhece o seu paladar?"


📖 "Em seu brasão soja e gado, gado e soja - a obsessão do Brasil - , duas mãos que se cumprimentam e os dizeres: "unidos venceremos". Quem unidos? Vencer o quê? O mato? O atraso? A pobreza? Os índios? Pelos punhos no desenho vemos que são mãos de homens, brancos. Nos confins do território, a noção de progresso, esse trem descarrilhado que corre em alta velocidade para o abismo, é perseguida com fé cega. [...] A praça do Kuluene e outros nomes indígenas de lugares vão sendo substituídos sistematicamente pelas alcunhas de seus cidadãos mais ilustres: vereadores orgulhosamente empossados, vices macilentos, prefeitos corruptos e seus xerifes, cidadãos beneméritos com suas panças em camisas suadas com ternos escuros sob o sol tropical. A mata vai sendo devorada, estradas cortam a terra e o capim amazónico [...] vai sendo exilado às margens dos rios."


📖 - O que significa "umaeintsagu" que eles todos falam? É tipo "oi"?
- Uemã entsagüe?
- É, é uma forma de cumprimentar quando você encontra alguém. Ao pé da letra quer dizer: "O que você está fazendo?".
- Ah. E a pessoa responde?...
- Nhalã.
- Isso. O que quer dizer?
- Nada.
- Quer dizer "nada"?
- Sim, literalmente quer dizer "não" ou "nada".
- Mas eles sempre respondem "nhalã".
- Sim.
- Tá, mas e quando você está fazendo alguma coisa?
- Bem, a resposta é essa mesma. Até quando você encontra alguém que está trabalhando na roça ou tecendo, fabricando uma flecha...
Ana fita o pai:
- É estranho, não?
- Na verdade, eu gosto muito disso. Pra mim parece que essa resposta quer dizer: "Não estou fazendo nada mais importante do que falar com você agora, do que te receber."


📖 "...ser gente é uma construção permanente: estamos o tempo todo tentando permanecer humanos."


📖 "...qualquer coisa é mais atraente do que fazer o que se deve."


📖 "Às vezes as palavras são o pior meio pra se dizer algo."


📖 "A dor da saudade não é agradável, rasga a gente em mil pedaços, de novo e de novo, mas pelo menos é algo a que se agarrar. Sem a dor, o que nos sobra? Não é preferível ao vazio?"


📖 "O gavião levanta voo, roda, roda, olha tudo e depois vem pousar no mesmo galho, no mesmo tronco. Se cortarem o galho, se queimarem o tronco, onde é que ele vai pousar? Vai ficar andando lá em cima, sem sossego, rodando, rodando. Eu sou como gavião, se cortarem a floresta eu fico perdido."


📖 "A dor da perda de um ente querido chega num golpe seco, mas afastar-se dela, os índios bem sabem, só pode ser feito aos poucos. Os ritos fúnebres marcam essas etapas, atribuem tarefas aos enlutados que os obrigam a reagir, aliviam o sofrimento e lhes permitem reencontrar a trilha de suas vidas."


📖 "Não saber esquecer o que se deve acaba nos tornando incapazes de lembrar o que importa. Somos uma raça de acumuladores compulsivos, não só de coisas, mas também de sentimentos, lembranças, até à intoxicação. Não jogamos nada no fogo, não queimamos as imagens e os pertences dos que se foram, não respeitamos nenhum preceito que nos tire algo: queremos os dedos e os anéis."


📖 "Por aqui dizem o contrário da cidade, o que nós temos em comum com os animais é a humanidade; a ferocidade foi a onça que herdou dos humanos."


Comentários