CITAÇÕES: O Viajante do Século - Andrés Neuman



📖 "Não sente frio com esse capote? Bom, respondeu o velho, já não é o que era. Mas me traz boas lembranças, e isso também agasalha, não?"


📖 "Assim são as coisas, não?, quanto menos amor você colocar nelas mais parecidas vão ficando. É como as histórias, embora todos as conheçam, se você as conta com amor, não sei, parecem novas."


📖 "Mas um amor é isso, não?, disse o velho, um amor é ser feliz ficando. Não tenho certeza, realejeiro, eu sempre acreditei que o amor é puro movimento, uma espécie de viagem. E se o amor já é uma viagem, argumentou o velho, para que você precisaria ir embora? Boa pergunta, bom, por exemplo, para voltar, para estar convencido de onde você gostaria de estar, como você vai saber se está no lugar indicado se você nunca foi? Eu sei que amo Wandernburgo por isso, respondeu o realejeiro, porque não quero ir embora. Sim, sim, mas e as pessoas?, com as pessoas é a mesma coisa?, para mim não há maior alegria do que voltar a ver um amigo que não via faz tempo, quero dizer, a gente também retorna aos lugares porque os ama, não?, e um amor pode ser como voltar de viagem."


📖 "Como, se espantou Álvaro, não usa relógio? Na verdade, respondeu Hans, não vejo utilidade nos relógios, nunca marcam a hora que eu preciso."


📖 "Mas e se as lembranças também se movem?, o que acontece se suas lembranças estão em lugares e momentos diferentes?, então quais lhe pertencem mais?, isso acontece comigo, é isso o que acontece comigo."


📖 "Acredito que se você sabe para onde vai e o que fará, o mais provável é que termine sem saber quem você é.""


📖 "E ao vê-los tão calados, tão sérios, não posso evitar me perguntar em que estarão pensando enquanto olham para mim, o que sentem, que segredos têm, quanto sofrem, a quem amam, isso. É como com os livros, você os vê empilhados em uma livraria e gostaria de abrir todos, saber ao menos como se parecem. Você pensa que poderia estar perdendo algo importante, você os vê e o intrigam, o tentam, lhe falam de como a sua vida é pequena, e como ela poderia ser imensa."


📖 "Na realidade, é impossível estar completamente em um lugar ou ir embora de todo."


📖 "Não é puro acaso?, as fronteiras se movem como rebanhos, os países se reduzem, se dividem ou se expandem, os impérios começam e terminam. E nós temos só uma coisa certa, nossa vida, que pode transcorrer em qualquer lugar."


📖 "O tempo de seu amor é seu, você não pode dominá-lo. Convém você insistir, mas esperando. Os camponeses puxam os girassóis para que se aproximem do sol?"


📖 "Só há três maneiras, Thomas, de aprender coisas: o que acontece com você, o que você escuta e o que você lê."


📖 "As pessoas silenciosas têm muito o que dizer, sobretudo quando não falam."


📖 "...as pessoas estão cada vez mais ansiosas, as rodas de uma carruagem não lhes bastam, só querem se mostrar em um vagão e descer no ato, quanto mais rápido vamos, mais rápido queremos ir!, suponho que viajar está fora de moda, a moda agora é chegar."


📖 "...as paixões nos perdem, sabe por quê?, porque nós lhes damos tudo o que temos, o que demoramos meia vida para ganhar, por uma recompensa que dura muito pouco. Mas depois dessa paixão é preciso continuar vivendo..."


📖 "não se é jovem para sempre. Todos nós sabemos disso, claro, mas preferimos não pensar nisso até que seja tarde. Quando se é jovem e alegre, não se quer aceitar que sua alegria é devida à própria juventude, e não às decisões imprudentes que se vão tomando. Mas um dia se dará conta, escute-me!, de que envelheceu. Sem remédio. E o que tiver nesse dia será a única coisa que terá até o último dia."


📖 "Como as despedidas são estranhas. Têm algo de congelante, como de morte e, no entanto, despertam a força desesperada da vida. Talvez as despedidas fundem um território, ou nos devolvam ao único território que de verdade nos pertence, a solidão."


📖 "Acredito que, em boa medida, viver consiste nisso: em dar as boas-vindas às coisas que merecem e em se despedir delas com a devida gratidão."


Comentários