RESENHA: Sabrina - Nick Drnaso


          Nick Drnaso é um cartunista norte-americano, nascido Palos Hills, Illinois, no ano de 1989. Publicou seus primeiros trabalhos de forma independente e se tornou um dos principais nomes do meio artístico da nova geração, após a publicação de "Beverly" (2016) e "Sabrina" (2018). A primeira lhe rendeu o LA Time Book, enquanto "Sabrina" se tornou não apenas um best-seller como entrou para a história como a primeira HQ a ser indicada ao Man Booker Prize, considerado o prêmio mais importante da literatura de língua inglesa.

          A obra narra os desdobramentos em torno do misterioso desaparecimento de Sabrina Gallo, uma jovem que levava uma vida aparentemente normal em Chicago e que, de repente, sumiu do mapa, deixando namorado, família e amigos desolados, mergulhados em um estado de desespero e angústia. Teria a garota fugido de casa? Sido raptada? Morta? Conforme os dias passam, a aflição aumenta, e as coisas não se tornam melhores quando a notícia chega a TV e a internet começa a ser bombardeada com teorias da conspiração e fake news sobre o caso.

          Ao longo da narrativa vamos acompanhar os impactos do desaparecimento de Sabrina na vida de três pessoas: a irmã Sandra, que se sente impossibilitada de seguir com a vida; o namorado Teddy, que entra em um estado de torpor do qual nada consegue tirá-lo; e seu amigo Calvin, um oficial da força aérea que está passando por um conturbado divórcio e se vê envolvido na trama. São dramas pessoais que serão contrastados com a onda de violência e mentira que assola a internet, propondo uma reflexão sobre a empatia em tempos de redes sociais.

          A história demora um pouco para engrenar e pode até soar boba no início, mas logo que nos fisga se torna impossível largá-la. Com uma arte simples e um primor narrativo, Drnaso consegue cativar e emocionar o leitor. "Sabrina" é uma HQ que conversa profundamente com o mundo atual e que levanta debates necessários. Trazida ao Brasil pela editora Veneta, a obra figurou em várias listas de melhores HQ's lançadas em 2020, o que me deixou muito curioso e me fez mergulhar nessa leitura meio que às cegas. Sem saber o que esperar, fui surpreendido e a experiência de leitura me agradou bastante.









Comentários