RESENHA: Balada Para Sophie - Filipe Melo & Juan Cavia


          Músico, diretor de cinema e quadrinista, Filipe Melo é um bem sucedido artista português, vencedor de importantes premiações nas três áreas em que atua. Atualmente escreve para a Dark House e leciona na Escola Superior de Música, em Lisboa. Já Juan Cavia, é um diretor de arte e ilustrador argentino, que tem em seu currículo "O Segredo de seus Olhos", de J. Campanella, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. A dupla, que desenvolveu trabalhos como a trilogia "As Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy" e "Os Vampiros", chega agora a seu ápice criativo com a publicação de "Balada Para Sophie". Aclamada em Portugal, a obra chega ao Brasil pelas mãos da editora Pipoca & Nanquim e conta com o acabamento primoroso que o público já conhece.

          Ambientado em Paris, o quadrinho retrata a trajetória de Julien Dubois, um ex-pianista de grande sucesso que agora passa seus dias recluso em sua mansão, envolto em angústia e melancolia. Ranzinza, se recusa a receber qualquer tipo de visita, em especial jornalistas interessados em seu passado. Até que, um dia, a visita de uma certa jornalista estagiária consegue furar esse bloqueio e o pianista decide então  contar a sua verdadeira história. Enquanto narra sua trajetória, Dubois evoca fantasmas do passado e aos poucos vamos entendendo o que se esconde por trás da sua máscara de amargura. Ele chegou ao estrelato, mas a que preço? Uma saga que se entrelaça com a história da França sob a ocupação nazista e trata de temas como ambição, inveja, paixão e, claro, amor à música.

          Tendo como trilha sonora a música clássica, essa é uma história que cativa e emociona. A narrativa é ágil e a curiosidade em desvendar a aura de mistério em torno da figura de Dubois faz com que a leitura passe em um piscar de olhos, mas é preciso estar atento aos detalhes para captar todas as sutilezas e referências que a obra oferece. Além do primor narrativo, o que irá agradar a todos os que apreciam uma história bem contada, o quadrinho se revela um verdadeiro deleite para os amantes da primeira arte. Chegando ao fim, Melo nos presenteia com a partitura de "Balada Para Sophie" e o quadrinho traz ainda um QR Code para acessar a música no Spotify. Também é possível assistir ao próprio autor executando a canção no YouTube. Impossível não se emocionar após concluída a leitura!









Comentários