RESENHA: Helloween, A História Completa - Massimo Longoni


          Peso, melodia, velocidade e muito bom humor. Essa é a receita de sucesso do Helloween, banda precursora do power metal, fundada em 1984 na Alemanha. Com quase 40 anos de carreira e milhões de cópias vendidas ao redor do mundo, o grupo que caiu nas graças do público brasileiro finalmente ganhou uma biografia por aqui. Escrita pelo jornalista musical italiano Massimo Longoni, a obra chega ao Brasil pelas mãos da editora Estética Torta e conta com tradução de Guilherme Maionchi e o acabamento luxuoso que já é de conhecimento do público.

          Em suas 350 páginas, o livro narra a trajetória do Helloween, desde os primórdios até a fase atual (a reunião e o lançamento do autointitulado), passando por todas as suas crises (e não foram poucas!) e ressurreições inesperadas. A incansável batalha de egos, os rachas na formação, as trocas de farpas na imprensa, as inspirações por trás das canções, os bastidores das gravações e turnês, está tudo registrado aqui (e sempre dando espaço aos diferentes lados da história).



          O caminho percorrido pelo Helloween é marcado por percalços, mas também glórias. Seja com Hansen, Kiske ou Deris nos vocais, a banda nunca teve medo de experimentar e, sob a liderança de Weikath, soube se reinventar quando preciso, muitas vezes ressurgindo das cinzas quando todos já a haviam dado como extinta. A mensagem positiva que o grupo transmite através de sua música ecoa também em sua atitude de sempre seguir adiante e a disposição para superar obstáculos.

          Uma história, sem dúvida, inspiradora e que compõe um dos mais importantes capítulos da história do heavy metal. Leitura fluida, divertida e riquíssima em detalhes, altamente recomendada para os fãs do gênero e muito bem "embalada" em uma bela roupagem que conta com capa dura, pintura trilateral, uma extensa galeria de imagens e uma breve análise disco a disco fechando os capítulos. Faz jus a saga das abóboras!



Comentários