CITAÇÕES: Vida à Venda - Yukio Mishima


📖 "Andava feito marionete suspensa por fios, sem vontade própria. Essa luminosa irresponsabilidade fazia dele um ser totalmente diverso daquele de antes da ideia do suicídio, foi o que pensou. A vida extravasava brandura."


📖 "A morte já se achava bem próxima, o vácuo até lá era uma bocarra escancarada. Ele conhecia bem esse vácuo, e, por isso, não representava nada para ele. Até chegar lá, restava deste lado o minuto a minuto da vida, que devia suportar e estender por tempo suficiente."


📖 "Se alguém me visse, julgaria tudo isso uma brincadeira sem graça de um solitário tentando se livrar da solidão. Mas é muito perigoso ter a solidão como inimiga. Faço questão de tê-la como amiga.""


📖 "Quando se vive em um mundo como este, tristeza ou alegria deixam de existir. Tudo é envolvido por um contorno difuso, e a incoerência incide noite e dia sobre a vida com a brandura de uma iluminação indireta."


📖 "E por que a natureza é desnecessariamente tão bela, e o homem desnecessariamente tão complicado?"


📖 "No panorama da cidade, que Hanio observava pela primeira vez após um longo tempo, nada sugeria a morte. Mergulhadas até o pescoço no cotidiano da vida, as pessoas caminhavam, por assim dizer, com ares de tsukemono. "Em comparação, eu seria um picles azedo", pensou Hanio. Picles não deixava de ser tsukemono, mas servia apenas de tira-gosto, não tinha nada a ver com o arroz das refeições cotidianas. "O que fazer?, é o meu destino."


📖 "Embora não pareça, tanto a vida quanto a política são coisas simples e superficiais. Se bem que só alcançamos essa percepção quando estamos preparados para enfrentar a morte a qualquer momento. A avidez pela vida faz com que tudo pareça misterioso e complicado."


📖 "Não custava dizer que a vida era destituída de sentido, mas para viver a falta de sentido era necessária uma vigorosa energia, como constatava novamente."


📖 "Sempre fui vendedor de vida, recuso-me terminantemente a comprar vida. Creio que não me rebaixei ainda a esse ponto. [...] A meu ver, ninguém é mais infeliz do que aqueles que querem comprar vida, e mais ainda para utilizá-la para proveito próprio. É gente que se acha no abismo do abismo da vida. Meus clientes são todos uns coitados. É por isso que eu me deixei comprar por eles."


📖 "Monstruosa frustração da grande metrópole de dez milhões de pessoas que ao se encontrar proferem sempre à guisa de cumprimento: "Que tédio, que tédio, que tédio, não há nada interessante?" Multidão de jovens da noite que se agita feito plâncton. A insignificância da vida. A extinção da paixão. A inconstância da alegria ou da tristeza, tal como goma de mascar que, mastigada, perde logo o sabor, prestando-se apenas para terminar cuspida à margem do caminho [...] A grande metrópole oferece tentações, mas nenhuma satisfação."


📖 "O imenso céu estrelado se espalhava do lado de fora dos tetos cheios de lustres dos grandes salões de conferência, assim como dos hotéis de ratos como aquele onde se achava. Debaixo dele, a tragédia e a solidão em nada diferiam da felicidade e do sucesso. Bastaria revirar qualquer um desses tetos e o mesmo céu estrelado viria espiar por todos os lados. A insipidez de sua vida estava diretamente conectada ao céu estrelado."


📖 "Vocês são supersticiosos, acham que todos os homens pertencem a alguma sociedade. Melhor se livrarem dessa superstição [...] Neste mundo, existem homens livres que não pertencem a nenhuma sociedade. Que podem viver livremente, ou morrer livremente."


Comentários