CITAÇÕES: Uma Breve História da Literatura - John Sutherland



📖 "embora sejamos definidos como "consumidores" de literatura, ao contrário da comida em nosso prato de jantar ela não deixa de existir quando terminamos de consumi-la. E, na maioria dos casos, é tão apetitosa como foi da primeira vez. [...] A releitura é um dos grandes prazeres que a literatura nos oferece. As grandes obras literárias são inesgotáveis - essa é uma das coisas que as engrandecem. Por mais que você volte a elas com frequência, elas sempre terão algo novo a oferecer."


📖 "Toda obra de literatura, por mais humilde que seja, em algum nível está perguntando: "Qual é o sentido disso tudo? Por que estamos aqui?". Filósofos e ministros da religião e cientistas respondem a essas perguntas a seu próprio modo. Na literatura, é a "imaginação" que encara essas perguntas básicas."


📖 "a literatura é a mente humana no auge de seu talento para expressar e interpretar o mundo ao nosso redor. A literatura, em sua melhor forma, não simplifica, mas expande nossas mentes e sensibilidades numa medida pela qual podemos lidar melhor com a complexidade - mesmo que, como acontece muitas vezes, não concordemos inteiramente com aquilo que estamos lendo. Por que ler literatura? Porque ela enriquece a vida de maneiras que não encontramos em nada mais. Ela nos torna mais humanos. E quanto melhor aprendermos a lê-la, tanto melhor ela fará isso."


📖 "Pode um poema, por exemplo, realmente explicar a Bíblia melhor do que ela mesma consegue se explicar? Não há respostas fáceis possíveis. A grande literatura nunca simplifica as coisas - ela não dá quaisquer respostas fáceis para perguntas difíceis. O que ela faz é nos ajudar a ver o quão infinitamente as coisas não são nada simples para nós."


📖 "Imagine uma sala de aula com trinta estudantes enfrentando uma equação de álgebra. Por mais dificil que o cálculo seja, haverá uma única resposta correta. Imagine, contudo, uma lição de inglês perguntando: "Hamlet, a peça, trata do quê?". Haveria um leque variado de respostas diferentes [...] Seria um desastre se cada integrante da turma simplesmente repetisse, como um robô, o que outra pessoa dissera ou pensara. [...] As obras literárias, ele disse certa vez, precisam ser rebatidas de um lado para outro como petecas num jogo de badminton. A última coisa que vamos querer é o consenso."


📖 "A luta contra a censura da literatura no mundo continua, como atesta cada número do periódico baseado em Londres Index on Censorship. É uma batalha constante. A história literária demonstra que a literatura consegue obter grandes feitos em meio à opressão, acorrentada ou no exílio. Consegue até mesmo, como a fênix, renascer das chamas de sua própria destruição. O fato de que pode fazê-lo é uma gloriosa vindicação do espírito humano."


📖 "Nós de fato colhemos coisas da ficção que nos ajudam em nossas vidas - em seu nível mais grandioso, a literatura pode nos apontar quais são as coisas mais importantes na vida."


📖 "Como George Orwell observou, o único juiz com legitimidade para dizer se uma obra de literatura é boa em qualquer medida ou não é o tempo."


Comentários