RESENHA: Uma Breve História da Literatura - John Sutherland


          Uma jornada que todo amante de livros deveria fazer, não há melhor forma de descrever essa belezinha aqui. Escrita pelo professor de Literatura Inglesa John Sutherland, a obra percorre toda a linha temporal da literatura, desde os tempos em que esta era transmitida somente de forma oral até o advento do e-book, passando por revoluções sociais e culturais, guerras, censuras e perseguições, além, é claro, das inúmeras inovações (e crises) do mercado livreiro. Da Grécia Antiga ao ambiente virtual, passando pelo derramamento de sangue da Inglaterra medieval, a queima de livros pelas mãos dos nazistas e a censura implacável do regime soviético, são inúmeros os cenários que vamos visitar ao longo da leitura. Então apertem os cintos e preparem os bolsos, pois essa é uma jornada que irá fazer com que vossas wishlists cresçam desenfreadamente!

          A primeira coisa que você precisa saber é que esse é um livro que pode ser lido de várias formas: você pode ler os capítulos fora de ordem e de acordo com o interesse (embora seja legal ir acompanhando a cronologia dos fatos); você pode encarar a leitura como um "1001 pra ler antes de morrer" (de certa forma, o livro te dá um caminho a trilhar); você pode também fazer o uso do índice remissivo para consultas ou leituras de apoio (sem dúvida, irei usufruir dessa ferramenta nas minhas resenhas); enfim, as possibilidades são infinitas. Você tem em mãos um livro rico em informação, use-o como quiser. Outra coisa que você deve ter em mente é que, apesar do título um tanto pretencioso, o livro é bem simples e direto, com os capítulos curtos e objetivos e a linguagem totalmente acessível, embebida de uma prosa gostosa. Você não precisa ter lido vários clássicos para desfrutar da leitura, penso até que seria mais interessante fazer o caminho inverso: ir atrás da obras citadas aqui depois de se ter um gostinho sobre elas.



          Os capítulos percorrem os mais variados temas. Ora somos levados a um contexto histórico específico, ora temos capítulos mais abrangentes e que cobrem todo um gênero ou movimento literário (tragédia, teatro, poesia, modernismo, distopia, realismo mágico, etc.). Alguns autores também ganham um capítulo só para si, como é o caso de Shakespeare, Austen, Dickens, Woolf e alguns outros. Há também capítulos inteiramente dedicados a assuntos como a confecção do livro, o surgimento dos direitos autorais, a incansável batalha da literatura contra a censura ao longo da história, as (muitas vezes, polêmicas) adaptações para TV e cinema e as (não menos polêmicas) premiações do meio literário.

          É um livro não só sobre livros, mas também sobre leitores. A literatura caminha ao lado da humanidade desde antes mesmo ser passada para o papel e essa relação "homem - literatura" ao longo do tempo é desbravada aqui, até com certa pegada antropológica. Em diversos momentos, Sutherland nos convida a refletir sobre a forma como nos relacionamos com a literatura e o papel que esta desempenha em nossas vidas. Cabe até um reflexão sobre os possíveis caminhos da literatura nos próximos anos, levando em conta, por exemplo, o avanço da tecnologia.

          Cada capítulo é uma rica viagem e um deleite para os amantes de livros! Apesar de ser mais focado na literatura inglesa, que é a área de especialização do autor, o livro cumpre o que promete e consegue pintar um belo quadro da história da literatura. Obviamente não há espaço para muito aprofundamento, mas o autor consegue ser o mais assertivo possível fazendo o uso de poucas palavras. E esse "não entregar demais" é até bom, pois dessa forma o livro acaba nos instigando a ir atrás das obras e autores citados, aguçando assim a sede do saber. Sem dúvida, uma das leituras mais ricas e inspiradoras que já fiz! Jornada mais que recomendada para leitores de todos os tipos e idades.







Comentários