CITAÇÕES: O Signo dos Quatro - Arthur C. Doyle



📖 "Minha mente rebela-se contra a estagnação. Dê-me problemas, dê-me trabalho, dê-me o mais abstruso criptograma ou a mais intricada análise, e estou em casa. [...] Mas abomino a rotina enfadonha da existência. Anseio por exaltação mental"


📖 "Não posso viver sem trabalho intelectual. Que outra razão há para se viver? Chegue aqui à janela. Houve alguma vez um mundo tão monótono, melancólico, inútil? Veja como o nevoeiro amarelo rodopia sobre a rua e deriva sobre as casas pardacentas. O que poderia ser mais irremediavelmente prosaico e grosseiro? De que adianta ter capacidades, doutor, quando não temos nenhum campo em que exercê-las? O crime é lugar-comum, a existência é lugar-comum, e nenhuma qualidade exceto as que são lugar-comum tem qualquer função sobre a terra."


📖 "A maior prova da real grandeza do homem reside em sua percepção da própria pequenez. Ela demonstra uma capacidade de comparação e de apreciação que é em si mesma uma prova de nobreza."


📖 "Gentinha sórdida, mas suponho que cada um oculte em si uma pequena centelha imortal. Olhando-os, não pensaríamos isso. Não há nenhuma probabilidade a priori a esse respeito. Estranho enigma é o homem!"


📖 "Enquanto o homem individual é um enigma insolúvel, no agregado ele se torna uma certeza matemática. Nunca podemos prever, por exemplo, o que um único homem fará, mas podemos dizer com precisão o comportamento de um número médio."


📖 "Mas o amor é algo emocional, e tudo que é emocional é oposto àquela fria e verdadeira razão que ponho acima de todas as coisas."


Comentários