CITAÇÕES: Luz em Agosto - William Faulkner



📖 "O homem conhece tão pouco seu semelhante. Aos seus olhos, todo homem ou mulher age segundo o que acredita que o motivaria se fosse suficientemente louco para fazer o que aquele outro homem ou mulher está fazendo."


📖 "Quando uma coisa vira um hábito, ela também dá um jeito de manter-se à boa distância da verdade e dos fatos."


📖 "Um sujeito tem mais medo do problema que poderá vir a ter do que do problema que já tem. Ele se agarrará ao problema a que está acostumado em vez de arriscar-se a uma mudança. Sim. Um homem falará sobre como gostaria de escapar dos vivos. Mas são os mortos que lhe causam dano. É dos mortos que jazem quietos num lugar e não tentam agarrá-lo que ele não pode escapar."


📖 "Pois o amor no jovem requer tão pouca esperança quanto desejo para se alimentar."


📖 "Achava que era da solidão que estava tentando escapar, e não de si mesmo. Mas a rua prosseguia: como os gatos, todos os lugares se pareciam para ele. Mas em nenhum deles ficaria tranquilo. Porém a rua seguia com seus humores e fases, sempre vazia: ele podia ver-se como em incontáveis avatares, em silêncio, condenado ao movimento, impelido pela coragem de esmorecido e atiçado desespero; pelo desespero da coragem cujas oportunidades precisavam ser esmorecidas ou atiçadas."


📖 "Mas aquele era outro tempo, outra vida. Agora tudo estava parado, quieto, a terra fecunda suspirando com frescor. A escuridão repleta de vozes, miríades, fora de todo tempo que ele conhecera, como se todo o passado fosse um molde plano. E prosseguindo: amanhã de noite, todos os amanhãs fossem parte do molde plano, prosseguindo. Pensou nisso com sereno espanto: prosseguindo, miríade, familiar, pois tudo o que já fora era igual a tudo o que haveria de ser, pois que o ser e o sido do amanhã seriam iguais."


📖 "É isso. O homem realiza, inventa, muito mais do que poderia ou deveria ter de suportar. É assim que descobre que não consegue suportar nada. É isso. É isso que é tão terrível. Que ele consiga suportar qualquer coisa, qualquer coisa."


📖 "Tornara-se um homem naquela região onde, assim como o marinheiro que não sabe nadar, sua forma física e seu pensamento tinham sido moldados pelos impulsos sem que aprendesse nada sobre sua verdadeira forma e sensação. [...] um forasteiro para as leis imutáveis que a terra deve seguir."


📖 "Existe um preço por ser bom como por ser mau; um custo a pagar. E são os bons que não podem recusar a conta quando ela aparece. Eles não podem recusá-la pela razão de que não há nenhuma maneira de fazê-los pagar, como um homem honesto jogando. Os maus podem se recusar; é por isso que ninguém espera que eles paguem à vista ou em qualquer outro tempo. Mas os bons não podem. Talvez leve mais tempo pagar por ser bom do que por ser mau."


📖 "Como podemos esperar que um indivíduo se contenha quando ele acredita que sofreu nas mãos de sua vítima?"


📖 "Parece que um homem pode aguentar quase tudo. Pode aguentar até o que nunca fez. Até o pensamento de como algumas coisas são simplesmente mais do que pode aguentar. Pode aguentar até o fato de que se ao menos pudesse se entregar e chorar, não o faria. Aguentar não olhar para trás, mesmo sabendo que tanto olhar para trás como não olhar para trás não lhe fará nenhum bem."


📖 "Só não tinha esperança. Não sabia como começar a ter esperança. Imagino que depois de trinta anos, a máquina da esperança requer mais do que vinte e quatro horas para ser acionada, para entrar em movimento de novo."


📖 "E afinal, eu paguei. Comprei o meu espectro, mesmo tendo pagado por ele com a vida. E quem pode me proibir de fazer isso? É privilégio de qualquer homem destruir-se desde que não prejudique mais ninguém, desde que viva para e de si mesmo..."


Comentários