CITAÇÕES: As Brasas - Sándor Márai


📖 "Com o tempo, tudo se conserva, mas desbota, como essas fotografias de um passado distante que eram fixadas em placa de metal. A luz e o tempo esfumam os traços mais nítidos e mais visíveis, que aos poucos desaparecem da placa. É preciso trocar a imagem de posição para que a luz de um determinado ângulo caia sobre aquela superfície turva, e assim é possível reconhecer a pessoa cujos traços outrora eram refletidos num espelho. Da mesma forma desbotam no correr dos anos todas as recordações humanas. Depois, um belo dia, cai um raio de luz de algum lugar e então redescobrimos um rosto de repente."

📖 "Ninguém pode se apropriar impunemente de uma pessoa, subtraindo-a de todas as outras."

📖 "É uma lição que todos nós temos de aprender. Estamos destinados a, um belo dia, perder a pessoa que amamos. E quem não aguentar o golpe, paciência!"

📖 "Não há nada que os homens desejem tão ardentemente como uma amizade desinteressada. Mas é um desejo sem esperança."

📖 "A solidão também é uma realidade muito singular... às vezes se parece com a selva, cheia de perigos e surpresas. Conheço-a em todas as suas formas. Primeiro, o tédio que você tenta em vão expulsar graças a um modo de vida construído artificialmente. E depois as crises repentinas. Sim, a solidão é tão misteriosa como a selva [...] Mas o pior é sufocar dentro de si as paixões que a solidão acumulou. Quem faz isso não foge de lugar nenhum, não mata ninguém. Então, o que faz? Vive, espera, mantém sua vida bem organizada. Vive como um monge, mas segue uma estranha regra laica, aliás, pagã... Para um monge tudo é mais simples, pois acredita em alguma coisa. O homem em questão, que entregou sua alma e seu destino à solidão, não acredita em nada. Espera e só."

📖 "Fico pensando se a amizade existe realmente. Não me refiro ao prazer ocasional de duas pessoas que se alegram por ter se encontrado num dado momento de suas vidas em que pensam da mesma maneira sobre determinados assuntos, descobrem os mesmos gostos e preferem as mesmas lutas. Nada disso tem a ver com a amizade. Às vezes acho que ela representa a relação mais íntima que existe na vida... Talvez por isso seja tão rara."

📖 "Mas o amigo, assim como o apaixonado, não deve esperar uma recompensa para seus sentimentos. Não tem que exigir contrapartidas por seus serviços, não deve considerar que a pessoa eleita é uma criatura fantástica, deve conhecer seus defeitos e aceitá-la como é, com todas as consequências. Isso seria o ideal. E, de fato: será que vale a pena viver, ser homem, sem um ideal desses? E se um amigo nos decepciona porque não é um amigo de verdade, será que podemos acusá-lo, jogar-lhe na cara o seu caráter, a sua fraqueza? Quanto vale uma amizade que ambiciona ser premiada? Será que não temos o dever de aceitar o amigo infiel exatamente como o amigo fiel e cheio de abnegação? Será que não é esse talvez o conteúdo mais autêntico de toda relação humana, esse altruísmo que do outro nada exige e nada espera, absolutamente nada? E que quanto mais o outro nos dá tanto menos esperamos ser recompensados? Quem dedica ao outro toda a confiança da juventude e toda a abnegação da idade madura, além do dom mais precioso que uma criatura pode oferecer a seu semelhante - a fé mais apaixonada, cega e absoluta -, e se vê recompensado com a infidelidade e o abandono, tem talvez o direito de se ofender, de querer se vingar? E se o que foi traído e abandonado se ofende, se grita por vingança, era realmente um amigo?"

📖 "Às perguntas mais importantes sempre terminamos respondendo com nossa vida. O que dizemos nesse meio tempo não tem importância, nem os termos e argumentos com que nos defendemos. No final de tudo, é com os fatos de nossa vida que respondemos às indagações que o mundo nos faz com tanta insistência. E que são estas: Quem você é?... O que queria de verdade?... O que sabia de verdade?... A quem e a quê foi fiel ou infiel?... Com quem ou com quê se mostrou corajoso ou covarde?... São essas as perguntas capitais. E cada um responde como pode, com sinceridade ou mentindo; mas isso não tem muita importância. O que importa é que no final cada um responde com a própria vida."

📖 "Porque a paixão não se explica pelas leis da razão, e não dá nenhuma importância ao que receberá em troca. Quer se expressar até o fundo, impor sua vontade, embora só obtenha em contrapartida sentimentos suaves, amizade e indulgência. Toda paixão verdadeira é sem esperança, do contrário não seria uma paixão mas um simples pacto, um acordo sensato, uma troca de interesses"

📖 "É o tormento mais cruel que o destino pode reservar ao homem. Ser diferente do que somos, de tudo o que somos, é o desejo mais nefasto que pode queimar num coração humano. Pois a única maneira de suportar a vida é se conformar em ser o que somos aos nossos olhos e aos do mundo. Devemos nos contentar em sermos feitos de uma certa maneira e em sabermos que, uma vez aceita essa realidade, a vida não nos louvará por nossa sabedoria, ninguém nos conferirá uma medalha de honra ao mérito só porque nos conformamos em ser vaidosos e egoístas, ou calvos e barrigudos não, em troca dessa tomada de consciência não obteremos prêmios nem louvores. Devemos nos suportar tais como somos, este é o único segredo. Suportar nosso caráter, nossa natureza profunda, com todos os seus defeitos, seu egoísmo e sua cupidez, que não serão corrigidos nem com a experiência e nem com boa vontade. Devemos aceitar que nossos sentimentos não são correspondidos, que as pessoas que amamos não retribuem o nosso amor, ou pelo menos não como gostaríamos. Devemos suportar a traição e a infidelidade, e sobretudo a coisa que nos parece mais intolerável: a superioridade intelectual ou moral do outro."

📖 "Quando o destino, sob qualquer forma, dirige-se diretamente à nossa individualidade, quase nos chamando pelo nome, no fundo da angústia e do medo sempre há uma espécie de atração, porque o homem não quer só viver, quer também conhecer até o fim e aceitar seu próprio destino, à custa de expor-se ao perigo e à destruição."

📖 "Os homens contribuem para o próprio destino, determinam certos fatos que vão acontecer com eles. Chamam o destino, apertam-no contra si e não se separam mais dele. Agem desse modo mesmo sabendo desde o início que esses atos terão resultados nefastos. O homem e seu destino se realizam reciprocamente, moldando-se um no outro. Não é verdade que o destino se introduz às escondidas em nossa vida: entra pela porta que nós mesmos escancaramos, pondo-nos de lado para convidá-lo a entrar."

📖 "E, assim como as pessoas que pertencem ao mesmo grupo sanguíneo são as únicas que podem doar sangue a quem é vítima de um acidente, assim também um espírito só pode socorrer outro se não for diferente dele, se sua concepção do mundo for a mesma, se entre os dois existir um parentesco espiritual. [...] O fato é que sempre amamos quem é diferente de nós, e continuamos a buscá-lo em todas as circunstâncias. E este é um dos mistérios da vida. Quando dois seres iguais se encontram, considera-se uma felicidade, um dom do destino. Mas encontros desse tipo, infelizmente, são raros, como se a natureza fizesse de tudo, usando a força e a astúcia, para impedir que se formasse tal harmonia - talvez porque precise, para recriar o mundo e renovar a vida, da tensão que cresce entre indivíduos que, mesmo vivendo segundo ritmos e pendores discrepantes, se perseguem eternamente. Uma espécie de corrente elétrica alternada... para onde se vire, o olhar se depara com essa troca contínua entre os polos negativo e positivo. Quanto desespero, quantas esperanças inúteis se escondem atrás dessa alternância! [...] E mesmo se conseguíssemos tudo da vida, se vencêssemos todas as dificuldades, a única coisa que jamais poderíamos fazer é mudar os gostos, as preferências, os ritmos de vida de alguém, é anular a diferença que caracteriza a pessoa que conta, aquela a quem nos sentimos ligados."

📖 "Há demasiada tensão no coração dos homens, demasiada animosidade, demasiada sede de vingança. Olhamos no fundo de nossos corações: que encontramos? Uma paixão que o tempo apenas atenuou sem conseguir extinguir suas brasas. [...] São paixões alucinantes. No entanto, animam nossos corações. E então, por que deveríamos esperar algo diferente de um mundo cheio de inconsciência e inveja, de ódio e prepotência? Jovens se atiram, de baioneta calada, contra jovens de outra nacionalidade, homens se degolam mutuamente, regras e acordos outrora sagrados são rasgados. Só as paixões vivem e queimam e clamam vingança aos céus..."

📖 "Será que a fidelidade não é uma espécie de terrível egoísmo e vaidade, como são a maior parte das exigências humanas? Quando exigimos fidelidade, como podemos querer que a outra pessoa seja feliz? E se ela não consegue se sentir feliz na prisão da fidelidade, e continuamos a mantê-la trancada, será que podemos dizer que a amamos?"

📖 "Há algo pior que a morte e qualquer sofrimento, é a perda de amor-próprio. [...] Quando uma ou mais pessoas nos ferem em nosso amor-próprio, que é a nossa dignidade de homem, a ferida é tão profunda que nem a morte consegue pôr fim a esse tormento. É uma questão de vaidade, eu diria. De vaidade, sim... e no entanto o amor-próprio é o que há de mais profundo na vida. Por isso, quem teme perdê-lo aceita qualquer solução, mesmo a mais covarde - olhe redor e verá que a vida dos homens é cheia dessas meias soluções: um se afastará da criatura que ama, outro ficará ali mesmo e se trancará no silêncio, na eterna espera de uma resposta..."

📖 "E então, de repente, sua alma envelhece: mesmo sendo o corpo efêmero e mortal, a alma ainda é movida por desejos e recordações, ainda procura a alegria. E quando também desaparece esse desejo de alegria, só restam as recordações e a inutilidade de todas as coisas; nesse estágio, estamos irremediavelmente velhos. Um dia você acorda e esfrega os olhos e não sabe mais por que acordou. Já sabe exatamente o que o dia apresentará a seus olhos: a primavera ou o inverno, os cenários habituais, as condições atmosféricas, a ordem dos fatos. Nada de surpreendente pode acontecer: não o surpreendem nem sequer os fatos inesperados, insólitos ou horripilantes, porque você conhece todas as probabilidades, já previu tudo e não espera mais nada, nem para o bem nem para o mal... e esta é a verdadeira velhice.""

📖 "Não acredita que o significado da vida é simplesmente a paixão que um dia invade nosso coração, nossa alma e nosso corpo e que, aconteça o que acontecer, continua a queimar eternamente, até a morte? E não acredita que não teremos vivido em vão, se um dia sentimos essa paixão? É aí que me pergunto: a paixão é de fato tão profunda, tão má, tão grandiosa, tão desumana? Será que realmente é desejar uma pessoa específica, ou é apenas o próprio desejo? Será que consiste em querer uma criatura bem definida, a mesma e misteriosa criatura que pode ser boa ou má - tanto faz -, pois não são suas ações nem suas qualidades que vão modificar a intensidade de nosso sentimento?"

Comentários