SAGA DO COLECIONADOR: Cinema Soviético

          Desde que descobri o maravilhoso CPC UMES Filmes no YouTube, canal que todo fim de semana exibe um filme russo de forma gratuita, me apaixonei pelo cinema soviético. E quando vi que o projeto também disponibilizava os filmes em mídia física, a alegria veio em dobro. E claro que resolvi começar uma coleção, afinal, devo ter nascido na década errada. E para dar o pontapé inicial da minha coleção cinematográfica, escolhi dois filmes daquele que talvez seja o meu diretor favorito: Karen Shakhnazarov; e como também gosto bastante de cinema japonês, não poderia deixar de pegar a incursão de Akira Kurosawa nos estúdios soviéticos. São obras que eu já assisti e super recomendo. Vou deixar abaixo as sinopses e também o link do CPC, para quem se interessar. Mas já aviso que as sinopses não fazem jus à genialidade das obras. Talvez futuramente, quando reassistir a essas maravilhas, eu traga resenhas mais detalhadas.

Noite de Inverno em Gagra (1985) - Karen Shakhnazarov

          "O protagonista do filme, Aleksêi Beglov, foi um famoso bailarino de sapateado na década de 1950. Depois de 30 anos, Beglov trabalha como um modesto professor de um grupo de variedades, e sua antiga fama só é conhecida por seus amigos e músicos próximos. Mas tudo começa a mudar quando um jovem um tanto estranho, com uma perna quebrada, vem lhe pedir que o ensine a sapatear. Apesar das dificuldades, Beglov se envolve e ganha novo fôlego, como se voltasse à juventude. A oportunidade de voltar a brilhar chega quando o programa de TV “Nomes Esquecidos” anuncia que ele não está mais vivo."

Nós Somos do Jazz (1983) - Karen Shakhnazarov

          "No filme, ambientado na década de 1920, um jovem morador de Odessa (atual Ucrânia) monta um conjunto de jazz, argumentando que se trata de um estilo musical que representa a “arte proletária” nos EUA, e não o capitalismo norte-americano. O grupo viaja pela URSS vivendo muitas aventuras em busca de sucesso."

Dersu Uzala (1975) - Akira Kurosawa

          "No filme, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1976, um explorador e cartógrafo do Exército russo mapeia a Sibéria no fim do século 19. Para isso, conta com a ajuda de Dersu Uzala, caçador nativo avesso aos padrões mercantis de conhecimento e relação com a natureza. Produção do estúdio soviético Mosfilm, a obra trouxe o mestre japonês Akira Kurosawa de volta às telas, após uma tentativa de suicídio em dezembro de 1971."



Link para o CPC UMES Filmes: CPC-UMES Filmes - YouTube


Comentários

Postar um comentário