"HQ para todos" é um selo da editora Conrad que tem como proposta fomentar a leitura através da publicação de obras a preços acessíveis, que giram entre R$ 9,90 e R$ 14,90. A iniciativa também tem como uma de suas marcas o resgate de obras clássicas do quadrinho nacional, que é o caso deste "Feliz Aniversário, Feliz Obituário", publicado originalmente em um fanzine, hoje extinto, no ano de 2005. O quadrinho marca um momento histórico da HQ nacional: a colaboração entre Rafael Calça e Jefferson Costa, hoje consolidados na cena, mas na época jovens sonhadores na casa de seus vinte anos.
Temos aqui um quadrinho com o tema da morte. Miguel Verdi é um jovem músico que se vê mergulhado em um momento de intensa confusão emocional, marcado por insônia, bebedeira e um relacionamento conturbado. No dia em que completa vinte anos, todos os seus medos e ansiedades parecem ganhar um peso extra, engolindo-o por completo e lançando-o no olho do furacão que é o caos da sua vida. Mas será que haverá tempo para ele acertar as coisas por aqui? Talvez não...
Com apenas doze páginas, essa é uma história sensível e minimalista, repleta de metáforas e que convida o leitor a refletir sobre a própria vida e as autocobranças que às vezes nos impomos. A edição ainda traz o conto "Espera", que marca a primeira colaboração dos autores e trata da brevidade da vida e a perspectiva que adotamos diante dela. Narrativa que conversa muito bem com a primeira história e acho que a Conrad acertou demais ao incluí-la aqui.
Como já mencionado, esse é um quadrinho minimalista originalmente publicado em um fanzine, então não espere tanto aprofundamento. Mas isso não quer dizer que a história seja rasa, muito pelo contrário, ela irá exigir um pouco do leitor no quesito interpretação, mas em troca lhe transmitirá uma importante mensagem. É uma HQ que, assim que você termina, se sente convidado a reler. Gostei bastante da experiência da leitura em si e também da proposta da editora, que é louvável e merece todo apoio.
Comentários
Postar um comentário