RESENHA: Os Japoneses - Célia Sakurai

          Nesses últimos tempos ando fascinado com as artes japonesas, principalmente o cinema e a literatura, e desse fascínio surgiu a vontade de saber mais sobre esse país tão curioso e exótico aos nossos olhos. Afinal, sempre busco entender o contexto por trás das obras de ficção que chegam até mim. Qual é a sua história? De onde vem sua cultura? Por que a sociedade japonesa se organiza de tal forma? Essas são apenas algumas das perguntas que ficavam na minha cabeça após ler algum livro ou assistir a um filme japonês. E buscando por essas respostas foi que cheguei a esse livro.

          A obra faz parte da coleção "Povos e Civilizações" da editora Contexto, que tem o intuito de apresentar ao público brasileiro a personalidade e a diversidade de povos ao redor do globo, explorando sua história, cultura, crenças, costumes, etc. Cada volume é encomendado a um autor diferente, geralmente uma autoridade no tema específico, e o trabalho aqui ficou a cargo de Célia Sakurai, que topou seguir com o desafio mesmo após a morte do marido, com quem iria coescrever a obra.

         O livro perpassa toda a história do Japão, desde os tempos pré-históricos até a febre dos animes, passando pelo Japão feudal, o xogunato, a Segunda Guerra Mundial, o período pós-guerra e o "milagre japonês". O volume ainda traz capítulos inteiros dedicados a temas específicos, como a relação com a natureza, a ética samurai, as comidas típicas e o papel da mulher dentro da sociedade japonesa ao longo da história.

          Recheada de fotografias, é uma obra muito rica em informação e que permite grande imersão na história, cultura e costumes japoneses. Além disso, o livro conta com inúmeras fontes que podem ser usadas por quem deseja mais aprofundamento. Afinal, com menos de 400 páginas, o volume tem suas limitações. Mas funciona muito bem para meros curiosos ou aqueles que desejam dar um passo inicial na trajetória mágica que é mergulhar na história desse país tão curioso.

          Através da leitura, o leitor passará a entender muitas coisas, como o porquê do povo japonês ter ido à guerra ao lado da Alemanha nazista ou os motivos pelos quais o período pós-guerra foi tão duro e confuso, levando alguns japoneses até mesmo ao suicídio. Também é interessante perceber as trocas culturais perpetuadas pelo Japão ao longo de sua história, que é marcada por períodos de abertura e de completo isolamento em relação aos países vizinhos, e principalmente ao ocidente. Com sua história, aprendemos uma valiosa lição: que momentos de conflitos intensos e sacrifícios podem ser necessários para o desenvolvimento, bem como longos períodos de calmaria e estabilidade podem acarretar estagnação e atraso.

          Saio dessa leitura com ânsia de conhecer ainda mais a fundo a história do Japão, bem como desbravar outros volumes da coleção, em especial "Os russos" e "Os chineses". Aliás, o livro também serviu para me lembrar do quanto eu gosto de história, algo que às vezes me esqueço.







Comentários