Como o próprio título já diz, temos aqui alguns dos primeiros contos do renomado escritor norte-americano Truman Capote, que mais tarde escreveria clássicos como "A Sangue Frio" e "Bonequinha de Luxo". O volume reúne quatorze narrativas curtas que abarcam o alvorecer da vida adulta do autor, sendo a maioria delas escrita no início dos anos quarenta. Trata-se, é claro, de uma escrita ainda imatura e com certas imperfeições, mas já muito característica. Os contos, em sua maioria, são bem simples e retratam o cotidiano banal do sul dos EUA, terra onde Capote passou boa parte de sua juventude. Alguns deles, de tão simples, parecem meros esboços de personagens, cenários e situações que o autor voltaria a explorar com mais profundidade mais à frente. Mas, mesmo esses já revelam o olhar diferenciado que Capote tinha para os mais desfavorecidos. Aqui, nós veremos sem-tetos, lunáticos, crianças desamparadas e velhas solitárias dividindo espaço com negros vítimas de racismo e mulheres sufocadas pelo machismo. Um mosaico que mostra bem o que era (e talvez ainda seja?) o sul dos EUA.
Conforme avançamos na leitura, vamos percebendo também uma certa evolução, mesmo que tímida, na escrita de Capote. Na segunda metade do livro já começam a surgir personagens mais complexos e tramas mais intrincadas. A leitura se torna bem mais envolvente e são dessa segunda metade os contos que mais gostei. Em "O estranho íntimo", uma senhora já idosa tem um encontro perturbador com um velho conhecido, um conto sutil mas que evoca a finitude humana. "Isto é para Jamie" traz um doloroso relato de um elo de amizade que une duas crianças desconhecidas e um cachorro (prepare-se para chorar). "O trânsito para o oeste", meu favorito, apresenta uma série de personagens que aparentemente não têm muito em comum, eles ainda não sabem mas compartilharão de um certo acontecimento. É mais uma narrativa que evoca a nossa efemeridade perante a vida.
Esse livro é um capítulo importante na história da literatura norte-americana, já que compila contos que durante muito tempo ficaram na obscuridade e só foram resgatados de forma póstuma. É o momento único de um escritor em fase de amadurecimento e em procura de uma voz própria. Voz essa, como já mencionado, que pode não estar em completo desenvolvimento aqui, mas que já pedia passagem nesses escritos. Além disso, a edição é complementada por prefácio e posfácio que ajudam a situar esses contos dentro da obra de Capote e apontam fatos curiosos de sua vida, tão ligada as minorias pelo fato de ser ele próprio parte de uma: Truman era homossexual e isso teve consequências significantes em sua vida.
Comentários
Postar um comentário