📖 "Um niilista é um homem que não se curva diante de nenhuma autoridade, que não aceita nenhum princípio com base na fé, por maior que seja a aura de reverência em torno desse princípio."
📖 "Acaso o senhor pensa que é fácil entregar-se completamente a seja lá o que for? [...] Não é fácil, se a pessoa começar a refletir, se esperar a hora certa, e se der valor a si mesma, ou seja, se tiver apreço a si mesma; mas, sem refletir, entregar-se é muito fácil."
📖 "A intervenção da banalidade não raro se revela bastante útil na vida: afrouxa as cordas afinadas num tom alto demais, faz voltar à lucidez sentimentos presunçosos ou demasiado modestos, lembrando o íntimo parentesco entre estes e ela mesma."
📖 "Aqui estou eu deitado junto a uma meda de feno... O lugarzinho estreito que ocupo é tão minúsculo em comparação com o espaço onde eu não estou e onde as coisas não me dizem respeito; e a parcela de tempo que me foi dada para viver é tão ínfima ao lado da eternidade, onde não estive e nunca estarei... Mas neste átomo, neste ponto matemático, o sangue circula, o cérebro trabalha, também ele quer alguma coisa... Mas que vergonha! Que disparate!"
📖 "Sim, o homem é uma criatura estranha. Quando observamos, de fora e de longe, a vida rústica que os "pais" levam aqui: o que pode haver de melhor? Comer, beber e saber que vivemos da maneira mais justa e mais razoável. Mas não: o tédio vence. Vem a vontade de se relacionar com as pessoas, ainda que para insultá-las, mas mesmo assim relacionar-se com elas."
📖 "Veja o que eu faço; há um lugar vazio, na mala, e vou pôr aqui um punhado de feno; o mesmo acontece na nossa mala da vida; nós a enchemos com alguma coisa, só para não ficar um vazio."
📖 "A força ainda está toda aqui e, mesmo assim, tenho de morrer!... Um velho, pelo menos, já teve tempo de perder o hábito da vida, mas eu... Pois bem, tente negar a morte o quanto quiser. Ela é que nega você, e acabou-se!"
Comentários
Postar um comentário