Já faz algum tempo que venho pensando em uma forma de trazer algum conteúdo de cinema pra cá. Resenhas? Assistidos do mês? Enfim, enquanto penso em algo para o ano que vem, vou me contentar em listar aqui os filmes que eu mais gostei de assistir neste ano de 2024, ou pelo menos alguns deles - afinal, como este não era um post planejado, posso ter me esquecido de um título ou outro. Aí vai:
Nós Somos do Jazz (1983) - Karen Shakhnazarov
Sinopse: "Nos anos 20, jovem morador de Odessa monta um conjunto de jazz argumentando que se trata de um estilo musical que representa a “arte proletária” nos EUA, e não o capitalismo norte-americano. O grupo viaja pela URSS vivendo muitas aventuras em busca de sucesso."
Solaris (1972)- Andrei Tarkovski
Sinopse: "Cientista enviado para investigar estranhos fenômenos ocorridos na estação espacial que orbita Solaris, reencontra ali a esposa que se matara há 10 anos. Depois de ser bombardeado com raios-x, o enigmático oceano que cobre o planeta parece dotado de alguma forma de razão com poderes para penetrar no íntimo dos seres humanos e materializar suas memórias, tornando-as reais através da criação dos “visitantes”. O filme recebeu o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes em 1972."
No Limiar da Vida (1957) - Ingmar Bergman
Sinopse: "Em uma das maternidades mais consagradas da Suécia, mulheres possuem diferentes concepções sobre o gesto de gerar uma vida e discutem juntas sobre o tema. Algumas delas estão recebendo tratamento por conta de abortos espontâneos, outras por abortos induzidos, e outras desejam genuinamente ter a criança."
Desencanto (1945) - David Lean
Sinopse: "Laura (Celia Johnson) e Alec (Trevor Howard) se conhecem por acaso em uma estação de trem, quando ele remove um cisco do olho dela. Ele é médico, ela é dona de casa. Ambos são de classe média, têm meia-idade e são razoavelmente felizes em seus casamentos. Em pouco tempo passam a se encontrar todas as quintas-feiras, mas apenas como bons amigos. Gradativamente surge uma paixão mútua e eles continuam a se encontrar regularmente, apesar de saberem que este amor é impossível."
Rapaziada! (1981) - Iskra Babich
Sinopse: "Pavel Zubov está servindo o Exército quando recebe uma carta da mãe, dizendo que Nastya, sua ex-noiva, o traía. Ele decide então não retornar à sua cidade natal. Treze anos depois, descobre que sua mãe se enganara. Nastya morre deixando três filhos órfãos. A mais velha é também filha de Pavel. A consciência da responsabilidade leva-o a uma decisão desafiadora: ele deve se tornar um pai para todos os três filhos de Nastya. Menção Honrosa no 32º Festival Internacional de Cinema de Berlim (1982)."
A Tabacaria (2018) - Nikolaus Leytner
Sinopse: "Um jovem de 17 anos chamado Franz começa a trabalhar como aprendiz em uma tabacaria em que Sigmund Freud é um cliente frequente. Depois de um tempo, os dois estabelecem uma forte relação de amizade. O jovem se apaixona por uma moça, Anezka, e começa a pedir conselhos amorosos para Freud que, embora seja um renomado psicanalista, confirma que, até mesmo para ele, os mistérios femininos têm uma grande potência."Rashomon (1950) - Akira Kurosawa
Sinopse: "Japão, século XI. Durante uma forte tempestade, um lenhador (Takashi Shimura), um sacerdote (Minoru Chiaki) e um camponês (Kichijiro Ueda) procuram refúgio nas ruínas de pedra do Portão de Rashomon. O sacerdote diz os detalhes de um julgamento que testemunhou, envolvendo o estupro de Masako (Machiko Kyô) e o assassinato do marido dela, Takehiro (Masayuki Mori), um samurai. Em flashback é mostrado o julgamento do bandido Tajomaru (Toshirô Mifune), onde acontecem quatro testemunhos, inclusive de Takehiro através de um médium. Cada um é uma "verdade", que entra em conflito com os outros."
Dias Perfeitos (2023) - Wim Wenders
Sinopse: "Dias Perfeitos acompanha a história de Hirayama (Koji Yakusho), um homem de meia idade reflexivo que vive sua vida de forma modesta como zelador e limpando banheiros em Tóquio. Sua vida é revelada ao espectador através da música que ouve, dos livros que lê e das fotos que tira das árvores, uma vez que são suas três paixões. Á medida que a vida de Hirayama avança, encontros inesperados começam a surgir revelando um passado sombrio e não tão metódico do zelador. O longa explora temas como a solidão, fuga e busca de sentido na vida moderna."
Comentários
Postar um comentário