TOP 8: Filmes assistidos em 2024

          Já faz algum tempo que venho pensando em uma forma de trazer algum conteúdo de cinema pra cá. Resenhas? Assistidos do mês? Enfim, enquanto penso em algo para o ano que vem, vou me contentar em listar aqui os filmes que eu mais gostei de assistir neste ano de 2024, ou pelo menos alguns deles - afinal, como este não era um post planejado, posso ter me esquecido de um título ou outro. Aí vai:

Nós Somos do Jazz (1983) - Karen Shakhnazarov
Sinopse: "Nos anos 20, jovem morador de Odessa monta um conjunto de jazz argumentando que se trata de um estilo musical que representa a “arte proletária” nos EUA, e não o capitalismo norte-americano. O grupo viaja pela URSS vivendo muitas aventuras em busca de sucesso."

Solaris (1972)- Andrei Tarkovski
Sinopse: "Cientista enviado para investigar estranhos fenômenos ocorridos na estação espacial que orbita Solaris, reencontra ali a esposa que se matara há 10 anos. Depois de ser bombardeado com raios-x, o enigmático oceano que cobre o planeta parece dotado de alguma forma de razão com poderes para penetrar no íntimo dos seres humanos e materializar suas memórias, tornando-as reais através da criação dos “visitantes”. O filme recebeu o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes em 1972."

No Limiar da Vida (1957) - Ingmar Bergman
Sinopse: "Em uma das maternidades mais consagradas da Suécia, mulheres possuem diferentes concepções sobre o gesto de gerar uma vida e discutem juntas sobre o tema. Algumas delas estão recebendo tratamento por conta de abortos espontâneos, outras por abortos induzidos, e outras desejam genuinamente ter a criança."

Desencanto (1945) - David Lean
Sinopse: "Laura (Celia Johnson) e Alec (Trevor Howard) se conhecem por acaso em uma estação de trem, quando ele remove um cisco do olho dela. Ele é médico, ela é dona de casa. Ambos são de classe média, têm meia-idade e são razoavelmente felizes em seus casamentos. Em pouco tempo passam a se encontrar todas as quintas-feiras, mas apenas como bons amigos. Gradativamente surge uma paixão mútua e eles continuam a se encontrar regularmente, apesar de saberem que este amor é impossível."

Rapaziada! (1981) - Iskra Babich
Sinopse: "Pavel Zubov está servindo o Exército quando recebe uma carta da mãe, dizendo que Nastya, sua ex-noiva, o traía. Ele decide então não retornar à sua cidade natal. Treze anos depois, descobre que sua mãe se enganara. Nastya morre deixando três filhos órfãos. A mais velha é também filha de Pavel. A consciência da responsabilidade leva-o a uma decisão desafiadora: ele deve se tornar um pai para todos os três filhos de Nastya. Menção Honrosa no 32º Festival Internacional de Cinema de Berlim (1982)."

A Tabacaria (2018) - Nikolaus Leytner
Sinopse: "Um jovem de 17 anos chamado Franz começa a trabalhar como aprendiz em uma tabacaria em que Sigmund Freud é um cliente frequente. Depois de um tempo, os dois estabelecem uma forte relação de amizade. O jovem se apaixona por uma moça, Anezka, e começa a pedir conselhos amorosos para Freud que, embora seja um renomado psicanalista, confirma que, até mesmo para ele, os mistérios femininos têm uma grande potência."

Rashomon (1950) - Akira Kurosawa
Sinopse: "Japão, século XI. Durante uma forte tempestade, um lenhador (Takashi Shimura), um sacerdote (Minoru Chiaki) e um camponês (Kichijiro Ueda) procuram refúgio nas ruínas de pedra do Portão de Rashomon. O sacerdote diz os detalhes de um julgamento que testemunhou, envolvendo o estupro de Masako (Machiko Kyô) e o assassinato do marido dela, Takehiro (Masayuki Mori), um samurai. Em flashback é mostrado o julgamento do bandido Tajomaru (Toshirô Mifune), onde acontecem quatro testemunhos, inclusive de Takehiro através de um médium. Cada um é uma "verdade", que entra em conflito com os outros."

Dias Perfeitos (2023) - Wim Wenders
Sinopse: "Dias Perfeitos acompanha a história de Hirayama (Koji Yakusho), um homem de meia idade reflexivo que vive sua vida de forma modesta como zelador e limpando banheiros em Tóquio. Sua vida é revelada ao espectador através da música que ouve, dos livros que lê e das fotos que tira das árvores, uma vez que são suas três paixões. Á medida que a vida de Hirayama avança, encontros inesperados começam a surgir revelando um passado sombrio e não tão metódico do zelador. O longa explora temas como a solidão, fuga e busca de sentido na vida moderna."

Comentários