TOP 8 - Melhores Leituras de 2023


          2023 foi um ano de mudanças por aqui. Larguei mão do Instagram, que definitivamente deixou de ser lugar para esse tipo de conteúdo, e também dei uma repaginada aqui no blog. Hoje, me sinto muito mais à vontade escrevendo aqui, sem toda aquela pressão e a efemeridade das redes sociais. Nem de longe tenho o mesmo alcance que tinha na outra rede, mas considero um preço justo a se pagar para ter um ambiente mais saudável e que trata de forma mais honesta o conteúdo ao qual me dedico a criar. Também tentei encarar minhas leituras e o próprio blog de maneira um pouco mais leve. Afinal, a gente já é preso a tanta coisa na vida, então por que criar mais uma prisão? Sendo assim, me permiti fazer resenhas mais enxutas e a ler menos do que vinha lendo nos últimos cinco anos. Desaceleração, acho que essa é a palavra que melhor define o meu ano literário. 

          Mas, como quantidade não é sinônimo de qualidade, boas leituras não faltaram! Foi um ano em que consegui finalmente desencalhar alguns calhamaços que vinha protelando a leitura e também conhecer novos autores que há tempos eu queria ler. Me aventurei mais na poesia e no teatro, e tive o meu primeiro contato com obras de países como a Bolívia e o México, por exemplo. Aproveitei a Festa do Livro da USP para explorar catálogos de novas editoras e, nos quadrinhos, o destaque ficou por conta da minha "descoberta" da editora italiana Bonelli. Começar a ler os fumettis é realmente um caminho sem volta!

          Pela primeira vez, não foi tão difícil chegar a uma lista de melhores do ano. Seguindo esse ritmo de desaceleração, não precisei pensar muito para selecionar as leituras que mais me marcaram ao longo do ano. Sem "fillers", elenquei somente as obras que me tocaram muito profundamente. Daí o número quebrado: oito. "Por que não arredondar logo pra dez?" Porque não faria sentido forçar a entrada de mais dois títulos só pra fechar em um número bonito. Enfim, eis a minha lista (dessa vez sem ordem de preferência) e os links para as respectivas resenhas:

Anna Kariênina - Liev Tolstói
O Velho e o Mar - Ernest Hemingway

Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister - Goethe

Vida e Destino - Vassili Grossman

Reparação - Ian McEwan

Esperando Godot - Samuel Beckett

Ficções - Jorge Luis Borges

O Músico Cego - Vladimir Korolenko

Comentários

  1. Oi Diego! Terminei de ler "Walden" e passei aqui para reler a sua resenha" :) Sentindo sua falta la no insta, mas reconheço que lá não é o melhor ambiente para esse tipo de conteúdo mesmo, infelizmente. Que bom que passei por aqui, assim vi os meus melhores de 2023! Ótimas pedidas. Um maravilhoso 2024 para vc, com mtas leituras boas e reflexões! bjs Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande livro, o "Walden"! Do tipo que nos abre os olhos para muitos outros assuntos. Pretendo relê-lo em algum momento. Quanto ao insta, é isso.. Talvez o ponto chave tenha sido que deixou de ser divertido pra mim em algum momento. Grato pela visita e um ótimo 2024, e que venha recheado de boas leituras!

      Excluir

Postar um comentário